VIII Semana Teológica Pe. José Comblin

MEDELLÍN 50 ANOS: vocação e missão das Leigas e Leigos, na perspectiva da Tradição de Jesús

José Comblin no contexto de Medellín

O ano de 2018 vem despontando repleto de boas memórias subversivas, dentre as quais: as ressonâncias de meio século, desde o Maio de 1968 pelo mundo e no Brasil; meio século também desde a ousadia profética do Povo Negro dos Estados Unidos, animado pela figura emblemática do Pastor Martin Luther King; dos quarenta anos da realização na Paraíba do III Encontro Intereclesial das CEBs; e, não menos impactante, os 50 anos da Conferência de Medellín. Ressoa em nós, meio século após, a memória vivificante da Conferência Episcopal Latino-Americana de Medellín (Colômbia). De lá para cá, quantas lutas, quantas conquistas, quantas esperanças, e também quantos reveses experimentados pelo povo dos pobres, seja no âmbito de nossas sociedades latino-americanas e do Caribe, seja ao interno de nossa(s) Igreja(s) cristãs! Por outro lado, houve por bem a Igreja Católica no Brasil, dedicar o ano de 2018 como o Ano do Laicato. Neste contexto, é que nos dispomos a organizar a VIII SEMANA TEOLÓGICA Pe. JOSÉ COMBLIN (STPJC), iniciativa que segue firme, em sua oitava edição consecutiva. As STPJC, por meio de representantes de grupos e movimentos ligados à extensa rede de amigos e amigas do Padre José Comblin, seguem buscando manter vivo e frutuoso o denso legado deste “profeta da Liberdade”, nele também bebemos muito do espírito profético de Medellín, tendo sido ele próprio alguém que muito contribuiu, como Assessor de Dom Helder Câmara, nos bastidores da conferência Episcopal Latino-Americana, realizada em Medellín (Colômbia), desde seus preparativos. Prova disto é o longo e ousado artigo por ele produzido, sob encomenda de Dom Helder, vazado (em tempos antecedentes à decretação do AI-5) e publicado em duas páginas do Diário de Pernambuco, de 12/06/1968. Antes, durante e depois de Medellín, o Teólogo José Comblin não cessou de refletir o acontecimento Medellín, avaliado como a melhor e mais criativa recepção do Concílio Vaticano II e, especialmente do Pacto das Catacumbas, celebrado e firmado por 40 bispos de várias partes do mundo, inclusive do Brasil, Dom Helder, Dom Fragoso, Dom Francisco Mesquita, Dom Waldir Calheiros, entre outros. Medellín é analisado por Comblin (e outros teólogos da libertação) como uma espécie de (re)fundação da Igreja Latino Americana, justamente pela ousadia evangélica do compromisso com a causa libertadora dos Pobres. Já há vários anos, a organização das STPJC tem priorizado sua construção junto às comunidades do campo e das periferias urbanas, por meio das Jornadas Comunitárias, que antecedem a Sessão de encerramento dessas semanas. Trata-se de fazer dialogarem os Assessores e Assessoras convidados para a sessão de encerramento, com os /as protagonistas das jornadas comunitárias, a partir de temáticas-chave.

VIII SEMANA TEOLÓGICA PE JOSÉ COMBLIN –
MEDELLÍN, 50 ANOS: vocação e missão das Leigas e Leigos, na perspectiva da Tradição de Jesus

De 05 de AGOSTO a 15 de SETEMBRO

JORNADAS COMUNITÁRIAS- na Cidade e no Campo

TEMAS DOS DEBATES

• POBREZA
• JUSTIÇA
• PAZ
• LEIGAS E LEIGOS
• JUVENTUDE

Jornadas Comunitárias– Com uma versão na cidade e outra no campo, as Jornadas Comunitárias seguem em consonância com o tema geral da VIII Semana Teológica Pe. José Comblin (VIII STPJC). Tem sido, também, uma praxe dos organizadores e organizadoras da STPJC proporem um ou mais textos, de autoria do Papa Francisco, do Pe. José Comblin e de outras pessoas, como forma de ajudar nas reflexões comunitárias, por ocasião dessas Jornadas comunitárias. Neste ano de 2018, propomos a leitura de alguns dos 16 documentos conclusivos da Conferência de Medellín, priorizando os documentos sobre a Pobreza, a Justiça, a Paz, as/os Leigas e Leigos e Juventude. Como forma de ajudar nas reflexões comunitárias e animar os trabalhos de pequenos grupos, seguem estas duas questões:

1. Após a leitura deste documento resultante da conferência Episcopal Latino-Americana de Medellín, que aspectos ou pontos mais fortes merecem ser destacados, a partir de nossa realidade?
2. De que modo este documento pode nos inspirar, no enfrentamento dos desafios da(s) Igreja(s) e da sociedade hoje?

PROGRAMAÇÃO

Dia: 05 de agosto de 2018 – Jornada Comunitária Urbana sobre o tema MOVIMENTOS LEIGOS.
Hora: das 8h30min às 12h00
Local: Capela Ecumênica da UFPB (João Pessoa)
Resp/organização: Grupo Kairós-Nós Também Somos Igreja e Centro de Estudos Bíblicos (CEBI)

De 11 a 13 de agosto de 2018 – CELEBRAÇÃO DOS 30 ANOS DA CPT/NE-II.
Local – Dias 11 e 12/08: CENTREMAR/Seminário Arquidiocesano, Castelo Branco, João Pessoa. Hora: das 9h00min às 16h00
Local – Dia 13/08: Celebração na Catedral de Nossa Senhora das Neves, João Pessoa Hora: 9h00 — Organização: Comissão Pastoral da Terra – CPT/PB

Dia: 18 de agosto de 2018 – Jornada Comunitária Urbana sobre o tema da PAZ
Hora: das 8h30min às 12h00
Local: Salão Paroquial São Francisco das Chagas.
Resp/organização: Comunidade do Rangel e CEHCAE- Centro Helder Câmara de Animação Espiritual.

Dia: 26 de agosto de 2018 – Jornada Comunitária do Campo sobre o tema JUVENTUDE
Hora: das 9h00 às 16h00
Local: Salão São José/ Recanto Pe. José Comblin,
Resp/organização: Comunidades de Café do Vento (Sobrado, PB)

Dia: 05 de setembro de 2018 – Jornada Comunitária Urbana sobre o tema POBREZA
Hora: das 19h00min às 21h00
Local: Centro Pastoral Ig. Santa Clara (Alto do Mateus).
Resp/organização: Comunidades do Alto do Mateus

Dia: 15 de setembro de 2018 – Sessão de Encerramento – Reflexão e debate sobre o tema “MEDELLÍN, 50 ANOS: vocação e missão das Leigas e Leigos, na perspectiva da Tradição de Jesus”.
Hora: das 8h30 às 16h00.
Local: Mosteiro de São Bento, João Pessoa.

Programação do dia 15 de Setembro

8h30 – Momento de espiritualidade (Rede Celebra)
9h00 – Apresentação e Memória das Semanas Teológicas Pe. José Comblin
– Glória Carneiro (CEBI)
9h30 – Síntese das Jornadas Comunitárias (delegados e delegadas representantes)
10h30 – I Exposição Dialogada sobre o tema da VIII STPJC-Expositora: Alzirinha Sousa Rocha – Coordenadora do Centro de Pesquisa e Documentação Pe. José Comblin (UNICAP, Recife/Pe)

12h00 – Intervalo para o Almoço
13h30 – Retomada das atividades (Rede Celebra)
14h00 – II Exposição Dialogada sobre o tema da VIII STPJC- Prof. Vanderlan Paulo de Oliveira Pereira– Historiador e Biblista
15h00 – Dialogando com o público (Bloco de três perguntas)
15h30 – Encaminhamentos/ Encerramento/ Oração (Grupo Celebra)

APOIO – Grupo Igreja dos Pobres/ Rede Celebra/ Movimento das Comunidades Populares-MCP/ Pastoral Operária/ JUFRA/ Centro de Estudos Bíblicos-CEBI/ Núcleo de Direitos Humanos – NCDH/UFPB/ Curso de Ciência das Religiões/UFPB (Graduação e Pós-Graduação)/ Kairós-Nós Também Somos Igreja/ CEHCAE-Centro Helder Câmara de Animação Espiritual /Comissão Pastoral da Terra (CPT)