Perfil de Gustavo Barreto

Gustavo Barreto34, carioca de Vila Isabel, Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ, é jornalista, pesquisador, webdesigner, produtor e professor. Acesse sua página: facebook.com/gustavo.barreto.rio

* * *
Jornalista da Organização das Nações Unidas (ONU) na área de comunicação, com mestrado sobre direitos humanos e Internet e doutorado sobre mídia, cidadania e migrações. Desempenha atualmente a função de Assessor de Comunicação Assistente do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), desde março de 2010, onde foi responsável pela criação e manutenção de diversos websites, entre eles o próprio site do escritório (www.unicrio.org.br), o portal da ONU no Brasil (www.onu.org.br), entre outros (lista mais abaixo).

Em 2012, foi um dos principais assessores de comunicação da ONU na Conferência Rio+20, respondendo pela comunicação do evento para a imprensa nacional e internacional no Departamento de Informação Pública (DPI) da ONU.

Criou em 2000 com o sociólogo Renato Kress a Revista Consciência.Net (www.consciencia.net), sendo seu coordenador até 2010 e mantendo-se colaborador até o momento.

Graduou-se pela Escola de Comunicação da UFRJ (ECO/UFRJ) e durante um ano (2010) cursou a Escola de Ciências Jurídicas na UNIRIO, graduação que teve de interromper para cursar o Mestrado (2009-2011) e o Doutorado (2011-2015) no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura também pela ECO/UFRJ.

Na ECO-UFRJ, lecionou entre 2009 e 2013 para a Graduação de Comunicação, em regime de Estágio-Docência, a disciplina de Jornalismo Internacional, o curso de Cidadania Global (variante teórica do mesmo curso) e o curso de Tecnologia da Produção, além de ter ministrado dezenas de oficinas também na Graduação.

É associado ao Laboratório de Comunicação Social Aplicada da UFRJ, coordenado pelo professor Mohammed ElHajji, e co-editor do portal O Estrangeiro (www.oestrangeiro.org). Pesquisa sobre migrações internacionais, Mídia Étnica e Mídia Cidadã, tendo integrado entre 2006 e 2013 o Programa de Educação Tutorial (PET) da ECO/UFRJ; pesquisou durante algum tempo Educação, em parceria com a professora da UnB Raquel de Almeida Moraes, editora da Revista Consciência.Net.

Durante toda sua vida acadêmica estudou a questão dos direitos humanos e seu contexto na área internacional e no campo da comunicação e da cultura. Em 2007, apresentou a monografia de final de curso “Comunicação Contra-Hegemônica e Direitos Humanos: A construção de redes de comunicação popular em um contexto de centralização da produção de bens culturais” (ECO/UFRJ). Em 2011, apresentou a dissertação de Mestrado “Representação Midiática e Representatividade Política: Meios de Comunicação, Sociedade em Rede e Cidadania Global” (ECO-UFRJ), que em breve será lançado em livro. E em 2015 apresentou sua tese de Doutorado “Dois séculos de imigração no Brasil: A construção da imagem e papel social dos estrangeiros pela imprensa entre 1808 e 2015”.

Colaborador de redes de comunicação e direitos humanos como o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), o jornal Fazendo Media, a Rede Nacional de Jornalistas Populares (Renajorp), a Ciranda Internacional de Informação Independente, Movimento Humanista a Agência Internacional Pela Paz (IPAZ), a agência internacional de notícias Pressenza e a Revista Viração. Em muitas destas redes, principalmente pelo NPC e na UFRJ, ministra desde 2005 oficinas de comunicação na Internet, webativismo, teoria da comunicação e temas afins, já tendo lecionado diversas oficinas em sindicatos em todo o Brasil (sobretudo pelo NPC) e uma série de aulas sobre comunicação e território (2011) na Escola Popular de Comunicação Critica (ESPOCC), cuja sede é na Maré, no Rio de Janeiro.

Como webdesigner, desenvolveu dezenas de sites (vide relação completa mais abaixo).

Como produtor cultural, foi por dois anos (2008-2010) coordenador executivo do projeto Estação Digital da UFRJ, mais conhecido com Pontão da ECO (www.pontaodaeco.org), produzindo e coordenando diretamente eventos nacionais e internacionais, como o Fórum de Mídia Livre de 2008 (www.forumdemidialivre.org), o Fórum Livre do Direito Autoral (2008), o I Fórum Mundial de Mídia Livre (2009), em Belém, e o II Encontrão dos Pontões de Cultura Digital (2010).

Atuou na área de saúde como assessor de imprensa da Faculdade de Medicina da UFRJ por quatro anos (2005-2009) e como repórter no Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) por dois anos (2006 a 2008). Em 2007, esteve na equipe que elaborou o Guia de Comunicação Social e Comunicação de Risco em Saúde Animal para o Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (PANAFTOSA) da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS).

No rádio, colabora com o programa Debates Culturais, apresentado por Alessandro Lyra Braga, e faz matérias eventualmente para a Rádio ONU em português, sediada em Nova York.

Dedica sua parte nesta revista, entre outras pessoas, aos seus avós (Juarez, Alzira e Arlete); aos seus pais, pessoas que ama muito; e aos amigos, sempre.

Relação de todas os websites criados pelo autor, por data, em ordem crescente:

Share

Comentários

comentários