Tributo a Epaminondas Alves Ribeiro, grande lutador em Teófilo Otoni, MG, e região: na Pastoral Rural, nas CEBs, no STR e na CPT/MG.

Tributo a Epaminondas Alves Ribeiro, grande lutador em Teófilo Otoni, MG, e região: na Pastoral Rural, nas CEBs, no STR e na CPT/MG: de 9/4/1950 a 14/10/2019.

Dia 14 de outubro 2019, o Vale do Mucuri, em Minas Gerais, amanheceu triste e sombrio, mas os anjos e as anjas no céu cantam e preparam uma festa para receber o nosso grande amigo, irmão e companheiro de longa jornada Epaminondas Alves Ribeiro Epaminondas Alves Ribeiro, 69 anos, camponês da Comunidade de Itamunheque município de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, MG, foi para a morada definitiva junto do Pai. Epaminondas faz parte da equipe da Pastoral Rural da Diocese de Teófilo Otoni e da Comissão Pastoral da Terra Minas Gerais (CPT/MG). Na década de 1970 abraçou a causa em defesa dos direitos dos empobrecidos, sobretudo dos camponeses e camponesas, posseiros e posseiras, da região de Teófilo Otoni no Vale do Mucuri. Por muito tempo Zilah de Mattos teve a graça e a responsabilidade de conviver e caminhar ao lado de Epaminondas em muitas lutas. Sempre presente e disposto a colaborar com as Pastorais sociais e os movimentos sociais. Contribuiu para o nascimento e fortalecimento de várias organizações populares. Junto com Silvio da Lajinha, lutou para a criação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teófilo Otoni e outros sindicatos da região, na Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (FETAEMG). Epaminondas foi um grande educador sindical de base. Epaminondas deixa um grande legado espiritual, ético e profético para todos/as que trabalharam e conviveram com ele, na humildade, simplicidade, na vida de doação e solidariedade. Epaminondas, você continuará presente na caminhada e vivo em nós, na luta por direitos, sempre! Gratidão eterna a você, Epaminondas!

Epaminondas Alves Ribeiro, grande lutador em Teófilo Otoni, MG, e região: na Pastoral Rural, nas CEBs, no STR e na CPT/MG: de 9/4/1950 a 14/10/2019. Foto: frei Gilvander

*Filmagem: frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs e do CEBI. Teófilo Otoni, MG, 09 de março de 2018.

Edição: Nádia Oliveira, colaboradora da CPT-MG. *Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.

#FreiGilvander

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *