Seminário em Goiânia discute políticas de prevenção ao abandono de crianças e adolescentes em risco social

Para fortalecer a articulação e o intercâmbio de experiências que defendem a convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em risco social, será realizado, em Goiânia, dias 1º e 02 de junho, o I Seminário Regional Centro- Oeste Pró-Convivência Familiar e Comunitária, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.

Promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Goiás e pela Secretaria de Cidadania e Trabalho do Estado de Goiás, em parceria com o Grupo de Trabalho Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária, o seminário vai apresentar o Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária. O documento foi aprovado pelo governo federal, em 2006, e prevê 136 ações de proteção aos direitos dessa faixa etária. Além disso, serão mostradas experiências positivas já em curso em todo o país para evitar a colocação e a permanência de crianças e adolescentes em abrigos.

A abertura do evento contará com a participação da presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Maria Luiza Moura Oliveira, de representantes da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) e do MDS, do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Unicef, entre outros.

O evento conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef/Brasil; Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH); e Instituto C&A. O seminário será realizado no Auditório do Tribunal de Justiça (Avenida Assis Chateubriant, n.º 195, Térreo, Setor Oeste, Goiânia, GO).

No seminário, serão debatidos temas como “O Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária (PNCFC) – Desafios e Perspectivas”; “Os atores do Sistema de Garantia de Direitos – SGDCA e a Promoção do Direito à Convivência Familiar e Comunitária na Região Centro-Oeste”; “As Diversas Modalidades de Acolhimento Institucional (casa lar, abrigo pequeno porte, república, casa de passagem)”; “Família Acolhedora”; e “Experiência de Reordenamento Institucional ou Acolhimento Institucional”, entre outros.

Serviço:

Evento: I Seminário Regional Centro- Oeste Pró-Convivência Familiar e Comunitária
Dias: 01 e 02 de junho
Horário: 9h às 18h
Local: Auditório do Tribunal de Justiça
Endereço: Avenida Assis Chateubriant, n.º 195, Térreo, Setor Oeste, Goiânia, GO
Informações e inscrições: (62) 32018546 /32018548
E-mail: [email protected]