Primeiro encontro dos atingidos pela Vale será em abril

Assim não Vale - Campanha sobre a Vale do Rio DoceDiversas organizações sociais e sindicais do Canadá, Chile, Argentina, Guatemala, Peru e Moçambique estão convidadas para o 1° Encontro Internacional de Populações, Comunidades, Trabalhadores e Trabalhadoras atingidos pela Vale do Rio Doce. O encontro será entre os dias 12 e 15 de abril de 2010, no Rio de Janeiro.

A Vale, dona que quase todo o minério de ferro do solo brasileiro, é hoje uma empresa transnacional, que opera nos cinco continentes. É a 14a companhia do mundo em valor de mercado, explorando os bens naturais, as águas e o solo, precarizando a força de trabalho dos povos em todo o mundo.

Ela foi uma empresa estatal até 1997, quando foi privatizada de maneira fraudulenta pelo governo Fernando Henrique Cardoso a um valor sub-avaliado de R$ 3,4 bilhões de dólares. Desde então gerou lucro de 49 bilhões de dólares, e distribuiu a seus acionistas 13 bilhões de dólares, êxitos que obtém às custas da exploração dos bens naturais, das águas e solo e pela precarização da força de trabalho dos povos nos países que explora.

(Do Boletim NPC)

Leia todas as notícias já publicadas sobre a Vale do Rio Doce clicando aqui.