Polícia invade ocupação em Brasília e detém 5 pessoas

No dia 7 de setembro de 2007 o Koletivo de Resistência Anarcopunk (krap), junto a outros grupos e indivíduos da Convergência de Grupos Autônomos (CGA), deu início a mais uma empreitada, a ocupação de um prédio no centro de Brasília. Esta ocupação nasce de uma luta histórica do movimento anarcopunk em transformar espaços vazios em lugares vivos e ativos.

Tal iniciativa parte também de uma nessessidade de um espaço físico por parte dos grupos autônomos, para que assim avancemos na luta. E é assim que nasceu a ocupação “Casa de las Pombas” em um prédio. Nesse quase um mês a casa já abrigou reunião de diversos grupos, dentre várias outras atividades.

Depois de pouco mais de um mês de ocupação, o batalhão tático da Polícia Federal invadiu a casa à noite armada com metralhadoras, revirando todos os móveis e pertences pessoais e coletivos, apreendendo materiais impressos e, segundo informações dos ocupantes do prédio, colocando drogas que não estavam lá antes. Depois da invasão e da revista, cinco pessoas latino-americanas (estrangeiras) foram levadas para inquérito na sede da PF. A única pessoa brasileira que estava na casa no momento foi levada à delegacia da Polícia Civil e também interrogada. Durante o interrogatório, o delegado repetiu várias vezes que o banco “proprietário”, que abandonou o imóvel há quase 10 anos, estava entrando com pedido de reintegração de posse.

Pelas 2 da manhã, todas as pessoas já tinham sido liberadas. Foi realizada uma assembléia extraordinária e o grupo resolveu resistir no local pelo menos até que o pedido de reintegração chegasse oficialmente, dispostos(as) a levar a luta para o campo jurídico se fosse necessário. Algumas pessoas voltaram então para a ocupação, para passar a noite. No último 9 de outubro, às 10h da manhã, as polícias Federal e Civil voltaram ao local. Invadiram ameaçando com fuzis e metralhadoras as moradoras que estavam do lado de fora e que tentavam ingressar no prédio. No dia, 5 pessoas foram presas e seus pertences foram novamente revirados.

Saiba mais pelo email sabertragico@riseup.net ou pela página http://krap-dfblogspot.com

2 comentários sobre “Polícia invade ocupação em Brasília e detém 5 pessoas”

Deixe uma resposta