Papa Francisco: 100 dias de atuação

Comunicado da Iniciativa dos Padres Austríacos em 19 de junho de 2013

Nós declaramos…

… que nestes primeiros três meses de atuação, o Papa Francisco deu vários passos claros que incitam a esperança e que vinham sendo aguardados, há muito tempo, por uma grande maioria do povo da Igreja. O Papa Francisco restituiu a simplicidade, a modéstia e um estilo abordável em relação ao ofício que lhe foi confiado, com isto sinalizando sua vontade de conduzir a Igreja de um jeito novo. Altas são as expectativas de que ele vai estabelecer um exemplo pessoal e levará o Vaticano a servir a Igreja com novas maneiras.

Nós ganhamos esperança…

com a maneira distinta e cooperativa do Papa Francisco em relação aos seus colegas bispos, e esperamos que ele em breve dê passos para um novo companheirismo com eles na condução da Igreja, por todo o mundo: por meio de uma reavaliação do Sínodo dos Bispos como uma instituição de verdadeira co-gestão e de participação na condução, uma reavaliação das diferentes regiões da Igreja espalhada pelo mundo e uma valorizaação das Conferências dos Bispos, baseada na subsidiariedade como um princípio fundamental da da doutrina social cristã.

… a partir de sua busca da bênção do povo, e nós esperamos que em breve ele dê passos em direção a incluir o povo com suas próprias experiências de fé e de vida e com seus dons e talentos pessoais, na tomada de decisões fundamentais em relação à Igreja: pelo reconhecimento dos respectivos direitos fundamentais de todos os batizados e pelas estruturas sinodais de participação dos batizados nas decisões relativas à Igreja.

… a partir de seus esforços em busca de se aproximar do povo, e esperamos que em breve ele dê claros passos de apoio às congregações como pilares da Igreja, compartilhando a vida cotidiana do seu povo, celebrando com ele sua fé, e mostrando solidariedade nas situações de dificuldade, assegurando o acesso à função de direção das congregações a todos os batizados que comprovarem a necessária aptidão, sejam eles casados ou não; mulheres ou homens; pela abolição da prática de excluir pessoas dos sacramentos da Igreja, por haverem fracassado no casamento e buscarem um novo começo numa nova relação.

… a partir de seu empenho de falar da fé desde um novo ângulo, e nós esperamos claros passos em direção ao desenvolvimento de uma linguagem moderna, atual, de oração e de idéias e conceitos que façam parte de nossa fé.

… a partir de sua visão de uma Igreja dos pobres e para os pobres, e nós esperamos que esta Igreja se desfaça de suas posses supérfluas e apoie as congregações e os padres em seu compromisso de promover estruturas globais humanas e justas.

… a partir da designação de um grupo de cardeais para reformar o Vaticano como elemento central da Igreja enquanto instituição de âmbito mundial, e nós esperamos novas medidas em direção a uma cultura da transparência bem como de responsabilidade na prestação de contas como uma nova forma de diálogo e de resolução de conflito ao interno da Igreja.

Aos bispos apelamos…

… que não esperem pelas decisões e ações do Papa, mas o incentivem a levar adiante as reformas em nossa Igreja, e para implementar medidas com esse objetivo.

… que parem com a fusão de paróquias e que busquem junto com o Papa novas formas de gestão paroquial.

… que insistam em seu direito de participar dos processos de tomada de decisão de nomeação de bispos, e de defender novas formas de participação dos batizados na nomeação de bispos.

Nós continuamos unindo nossas forças…

… para apoiar as paróquias na manutenção de sua independência e no acompanhamento, em palavra e ato, de sua lida em busca de um futuro vigoroso.

Nós criamos uma rede em escala mundial…

… com grupos com ideia semelhante de padres na Áustria, na Alemanha, na Inglaterra, na França, na Irlanda, na Suíça e nos Estados Unidos. Juntos vamos trabalhar por uma Igreja que seja credível, moderna e orientada para o bem-estar do povo.

Pfarrer-Initiative Marschallplatz 6 A-1120 Wien +43(0)720 983170 http://www.pfarrer-initiative.at

http://www.pfarrer-initiative.at/100%20Statement_EN.pdf

Traduão: Alder Júlio Ferreira Calado