O Víctor vitorioso

Por Isaac Bigio

LONDRES, 27/12/2004. Víctor Yuschenko venceu amplamente a Víctor Yanukovich nas eleições da Ucrânia, e deverá afastar ainda a Ucrânia da Rússia, após séculos. Esta é, em verdade, a primeira grande eleição presidencial que Bush vence em outro país, após ter conseguido seu triunfo no próprio país.

O novo governo incentivará privatizações, maior fluxo de capitais estrangeiros e fará com que a Ucrânia (que tem tropas em Iraque) tenha ainda uma política exterior mais pró-EUA. Esta nova política vai gerar choques contra empresários e sindicatos das grandes fábricas e minas do oeste ucraniano.

Isto alterará significativamente a geopolítica da ex-URSS, na contramão de Moscou. Também fomentará duas novas pressões. Por um lado Ocidente vai querer aproveitar a conjuntura para avançar na Bielorrúsia (procurando derrocar a Lukashenko a quem chamam de “autocrata”) e na Moldávia (o único país europeu governado por um Partido Comunista). Por outro lado a Rússia, em represália, alentará movimentos autonomistas no sul e oeste do país. [Tradução de Pepe Chaves]

Revista diária fundada em 13 de maio de 2000.

Seções: Sem categoria. Tags: .