NPC em 2010: novos cursos

Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC)

Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC)

Há 15 anos o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) se constituiu como grupo de apoio e incentivo à comunicação dos trabalhadores visando a disputa de hegemonia na sociedade. Uma disputa que pressupõe o incentivo a valores baseados na solidariedade, na liberdade, nos direitos humanos e na justiça. Em 2010 esta aposta será reforçada com a realização de novos cursos. Confira abaixo:

“Anticurso de Jornalismo” da Caros Amigos

Em abril, o NPC promove juntamente com a revista Caros Amigos, o “Anticurso de Jornalismo”. Este curso, com 16 horas de duração no total, já foi promovido em São Paulo. A idéia de fazê-lo no Rio é propiciar a participação de estudantes de comunicação e jornalistas do Rio, Espírito Santo e Minas Gerais.

O objetivo é a troca de idéias entre os palestrantes e os participantes, promovendo discussões democráticas sobre assuntos polêmicos, como a exigência de diploma, os manuais de redação, a imparcialidade e a relação com as fontes.

Novas Mídias e rádio comunitária

Arthur William, Luisa Santiago e Gustavo Barreto vão ministrar curso de novas mídias para jornalistas da imprensa sindical. Este curso será fechado para sindicatos visando atender às especificidades deste segmento.

Belas letras e literatura africana

Claudia Santiago e Sheila Jacob serão as responsáveis por este curso que vai atender pessoas que tenham cursado, no máximo até a nona série do ensino regular. Será realizado em maio. Terão prioridade na inscrição, moradores de ocupações urbanas e rurais.

História, geografia e economia: sem este trio não dá para fazer comunicação

Há muitos anos, o NPC bate na mesma tecla. Jornalistas precisam estudar história, geografia e economia. Em setembro de 2009, profissionais destas áreas, conhecidos nacionalmente, estarão no Rio para ministrar cursos simultâneos para turmas pequenas de estudantes de comunicação, jornalistas e comunicadores populares. Márcio Pochmann já confirmou presença no curso de economia.

Os cursos que continuam em 2010

Os outros cursos do NPC estão todos mantidos. Comunicação Sindical, História das Lutas dos Trabalhadores, Novas Mídias, Oratória e Redação.

Comunicação popular: um jeito diferente de explicar o mundo

Começa, em 4 de janeiro, a pré-inscrição para a quinta turma do Curso de Comunicação Popular do NPC, realizado anualmente com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo. O curso começa em junho e tem de quatro a seis meses de duração. Terão prioridade na inscrição os candidatos que cumprirem os seguintes requisitos: ser aluno de pré-vestibular comunitário, ter comprovadamente baixa-renda, morar em favelas ou ocupações, atuar em comunicação comunitária e ser indicado por alunos que já fizeram o curso em anos anteriores.

Oratória para trabalhadores

Ainda sem data marcada, confirmamos a realização, em 2010, do Curso de Oratória para trabalhadores, no Rio de janeiro, com o coordenador do NPC, Vito Giannotti.

Informações completas em www.piratininga.org.br