Na entrevista, Lula apresentou sua espiritualidade ao país; e mostrou-se um profeta

Por Mauro Lopes

Nesta sexta (26), fui à Unicamp, a Universidade de Campinas, para participar de uma mesa sobre mídias digitais e democracia. Na volta, comecei a receber mensagens, “Lula falou de você na entrevista!”, “Lula falou do Paz e Bem e do curso de Canudos na entrevista!”. Só consegui ver-ouvir à noite. Chorei.

A foto que ilustra este breve artigo é do instante em que ele falava na entrevista que concedeu aos jornalistas Mônica Bergamo e Florestan Ferandes Jr na cadeia em Curitiba :

“Eu passo o tempo inteiro sozinho. Eu leio, eu vejo pendrive que o pessoal me manda, assisto a filmes, muitos filmes. Muita série, muito discurso, muita aula. Eu por exemplo fiz, na minha cela… Que eu não trato de cela, eu trato de sala porque é melhor. Eu fiz um curso sobre Canudos, tem um curso sobre Canudos no canal Paz e Bem, recontando a história e mostrando as mentiras que Euclides da Cunha contou sobre Canudos [no livro “Os Sertões”].Ou seja, a história não é aquela. Então eu fiz um curso de oito aulas. Agora eu sugeri ao Mauro Lopes, do canal Paz e Bem, que faça um curso, Retratos do Brasil. Sobre todas as lutas sociais no Brasil. E agora acho que toda segunda-feira tem uma aula [no canal].Eu espero juntar umas quatro ou cinco, recebo um pendrive, vou assistindo e vou me aprimorando. Quando sair daqui, sairei doutor.”

Não sei como agradecer a você, Lula.

Sua entrevista foi uma aula de amor ao povo brasileiro, à vida, uma aula de política e espiritualidade que passa à história do país.

Na entrevista de quase duas horas, Lula mostrou que é mais que um sindicalista, mais que um político, mais que o fundador do PT, mais que o ex-presidente da República mais amado do Brasil. Lula é tudo isso e, sobre todas as coisas, é um profeta.

Muitas pessoas não entenderam porque Lula se entregou, porque não correu para uma embaixada, porque não aceita a prisão domiciliar. É preciso entender o que é o profetismo e a característica comum a todos profetas: um profeta não abre mão da denúncia dos poderosos para negociar vantagens para si; um profeta não cede na fidelidade ao seu povo, não abandona o projeto de um tempo-lugar de justiça e paz.

Quando Lula citou o curso de Canudos e se disse disposto, se necessário, a morrer na cadeia, traçou um paralelo histórico entre ele e Antônio Conselheiro, entre ele e o povo de Canudos, massacrado pelo Exército das elites em 1897 ao fim de quatro expedições. Com sua saga, Lula revive a saga de Conselheiro e do povo de Belo Monte, torna-se o Conselheiro pós-moderno. Morreram Conselheiro e o povo, mas não se entregaram. Se necessário, Lula morrerá na cadeia, mas não se entregará. Porque é profeta.

E, se um um profeta é a voz da indignação contra o esmagamento do povo, cultiva generosidade e perdão; nunca o ódio.

Leia estas frases de Lula na entrevista:

“Eu tento ser alegre e trabalhar muito a questão do ódio. Eu trabalho muito para vencer a questão do ódio. A questão da mágoa profunda

(…) eu curto a solidão tentando aprender, mentalizar a minha espiritualidade, tentando gostar mais do ser humano, tentar ficar um pouco mais humano. Eu acho que eu vou sair daqui melhor do que eu entrei. Com menos raiva das pessoas.

(…) A dona Marisa perdeu motivação de vida, não saia mais de casa, não queria mais conversar nada. O AVC dela foi por isso. Agora, não pense que por causa disso eu vou ficar com meu coração cheio de ódio.”

Este conjunto de frases de Lula é um dos pontos altos da entrevista e constituem um pequeno tratado de espiritualidade; merecem ser meditadas por todas e todos que desejam fazer um caminho de amor e esperança na vida.

Um profeta é em si mesmo expressão da Palavra. Assim é Lula e se mostrou por inteiro ao país.

Se você não assistiu, veja, reveja, leia a transcrição.

Se você quiser assistir ao curso de Canudos, clique aqui, na playlist com todas as aulas.

Se você quiser assistir ao curso Retalhos da nossa História, as aulas vão ao ar ao vivo às segundas-feiras às 17h no Paz e Bem. Se quiser assistir às aulas já dadas, clique aqui na playlist do curso.   

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

Fonte: Brasil 247

https://www.brasil247.com/pt/blog/91/391643/Na-entrevista-Lula-apresentou-sua-espiritualidade-ao-pa%C3%ADs;-e-mostrou-se-um-profeta.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *