Mais 12 crianças indígenas mortas no Acre

Índios da etnia Kaxinawá. Foto: pib.socioambiental.orgChegou a doze o número de crianças indígenas mortas, no período de um mês, por possível contaminação viral – a suspeita é de rota vírus – em comunidades localizadas entre os municípios de Santa Rosa do Purus e Manoel Urbano, no Acre.

Segundo informe da organização indigenista Cimi, as vítimas são das etnias Hui Nukui (Kaxinawá) e Madjá (Kulina), do Alto Rio Purus.

O ministro da Saúde Alexandre Padilha declarou hoje (19) para a Agência Brasil que não confirma as mortes – apesar da divulgação feita pela Procuradoria Geral da República –, mas disse que “não é a primeira vez que se registram casos de diarreia aguda na região”.

Saiba mais aqui.

* * *
Prostituição afeta 40 milhões em todo o mundo

Matéria da BBC informa que mais de 40 milhões de pessoas no mundo se prostituem atualmente, citando estudo da fundação francesa Scelles, que luta contra a exploração sexual. A maioria (75%) são mulheres com idades entre 13 e 25 anos.

O documento afirma, com base em dados da agência da ONU contra as drogas e o crime (UNODC), que o tráfico de mulheres brasileiras na Europa estaria aumentando – não revela, no entanto, números em relação a esse crescimento. “Essas vítimas são originárias de comunidades pobres do norte do Brasil, como Amazonas, Pará, Roraima e Amapá.”

* * *
SEMANA DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO. Pelo terceiro ano consecutivo, entidades públicas e organizações civis brasileiras realizam na última semana de janeiro atos e debates para marcar o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo (28 de janeiro).

Estão programadas atividades em vários estados para chamar atenção sobre o problema e mobilizar por avanços na erradicação do trabalho escravo contemporâneo. Os detalhes estão no site do Repórter Brasil, saiba aqui.

* * *
PINHEIRINHO (SP) GANHA 15 DIAS. A Justiça suspendeu por 15 dias a ordem de desocupação da área do Pinheirinho, em São José dos Campos. A decisão foi deferida ontem (18/1), pelo juiz titular da 18ª Vara Cível de São Paulo Luiz Bethoven Giffoni Ferreira.

A decisão foi em resposta ao pedido do senador Eduardo Suplicy (PT), do deputado federal Ivan Valente (PSOL) e os deputados estaduais Adriano Diogo (PT) e Carlos Giannazi (PSOL). A própria massa falida da Selecta, que reivindica a área ocupada, concordou com a suspensão. Saiba mais detalhes aqui.

* * *
A MÍDIA QUE QUEREMOS. Que lindo seria se os “comentaristas” da grande mídia fossem como esse analista político: lúcido, com conhecimento apurado e do lado do povo.

Ele trata da resistência do Pinheirinho no Jornal da Cultura.

* * *
MARINHA AMEAÇA QUILOMBOLAS NA BAHIA. O documentário abaixo denuncia a situação de violações dos direitos humanos dos quilombolas no Rio dos Macacos, no município baiano de Simões Filho, Bahia.

A Marinha do Brasil deflagrou nesta região uma guerra a um grupo de famílias negras descendentes de escravos que vivem ali desde antes da chegada da Marinha. Hoje, constituem mais de 50 famílias reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares como remanescentes de quilombo.

* * *
BBB EM CADEIA NACIONAL. Que bonita foi a mobilização em torno do possível estupro no ‘Big Brother Brasil’, o BBB.

Seria bom manter o ritmo dessa mobilização: em 2011, 43% das mulheres disseram que já foram vítimas de violência em sua própria residência. Enquanto a violência sexual lidera entre as diversas ‘modalidades’, o Brasil é um dos campeões neste tipo de covardia.

Uma pena que muita gente vai ficar contente em fazer a caveira do tal do Daniel, enquanto a situação no país – envolvendo inclusive seus vizinhos, conhecidos, colegas de trabalho – continuará piorando, diante da cultura machista e esquizofrênica promovida por estes programas especializados em baixaria, como o BBB.

* * *
ALIÁS. Imagina o Pedro Bial após o atentado de Realengo:

“Depois de criteriosa avaliação, a direção da escola entendeu que o comportamento deste ex-aluno foi motivo de expulsão da turma. Mas vamos seguir, crianças, o show tem que continuar.”

Pois foi assim que o apresentador tratou do tema no dia seguinte, nesta terça-feira 17: sem se referir diretamente ao caso e afirmando que “o show tem que continuar”.

* * *
REPERCUSSÃO NOS MOVIMENTOS SOCIAIS. O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), a Rede Mulher e Mídia e outras entidades do movimento de mulheres divulgaram ontem mesmo nota conjunta pedindo a responsabilização da Globo no caso do suposto estupro no BBB.

Para as organizações, entre os fatos que justificam a responsabilidade da emissora, estão a ocultação de um fato que pode constituir crime e a tentativa de prejudicar a integridade da vítima e enviar para o país uma mensagem de permissividade diante de uma suspeita de estupro de uma pessoa vulnerável.

Leia aqui na íntegra a carta.

* * *
VIOLÊNCIA NO PIAUÍ. Durante os últimos protestos contra o aumenta abusivo das passagens em Teresina, Piauí, o estudante de filosofia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Hudson Christh Silva Teixeira acabou – vejam vocês – cego.

A Polícia Militar foi responsável pela lesão permanente no olho direito. Inaceitável.

“Eu também estava sentado na Frei Serafim. Quando a Tropa de Choque dispersou os estudantes, também corri. Foi quando vi que um grupo permaneceu sentado e estava sendo pisoteado. Pensei comigo: ‘Pô, não precisa disso’. Então, voltei para ajudar”, relatou o estudante.

O fluxo da via está acima da vida humana, oficialmente: “A corporação afirma ainda que a ação do dia 10 de janeiro foi planejada para desobstrução da avenida Frei Serafim, que estava tomada pelo protesto. Segundo a PM, como os manifestantes não saíram, a Tropa de Choque foi acionada.”

Confira aqui na íntegra o relato de Hudson.

* * *
ENERGIAS INSUSTENTÁVEIS. Uma empreiteira contratada pelo consórcio Energias Sustentável do Brasil (ENERSUS) – que em 2009 teve 7,2 bilhões de reais aprovados pelo BNDES para a construção da Usina Hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira (RO) – consta entre os mais novos integrantes da “lista suja” do trabalho escravo no Brasil.

A Construtora BS foi flagrada utilizando 38 trabalhadores em condições análogas à escravidão, como revelou o Blog do Sakamoto. A lista foi atualizada no final de 2011.

* * *
VEJA, AQUELA REVISTA DE FOFOCAS. Deu no Vi o Mundo: Ao repercutir o debate em andamento no Brasil sobre o suposto estupro no suposto programa de TV Big Brother, a revista britânica The Week chamou a suposta revista Veja de “gossip magazine”. Na tradução: “revista de fofocas”.

“Now, according to the website of Brazilian gossip magazine Veja, police in Rio are investigating the seven minutes of footage, even though there has been no official allegation and the participants of the show are unaware of the furore.”

Faz sentido.

* * *
ADNET, COMO SEMPRE BRILHANTE. O comediante Marcelo Adnet, no vídeo abaixo, faz mais uma crítica brilhante.

Imita desta vez o comentarista Arnaldo Jabor que, como se vê, sempre fala, fala, fala e não chega a lugar algum. Sempre com uma pitada de conservadorismo.

* * *
LUIZA SE SALVOU. Ainda bem que a Luiza está no Canadá, do contrário ela estaria presenciando essas coisas horríveis que estão acontecendo aqui, como a remoção de comunidades por conta dos megaeventos.

Ufa!

* * *
ENTRANDO NA BRINCADEIRA DA LUIZA. Todo mundo sabe que o transporte público no Rio de Janeiro é uma merda.

Menos o Sergio, que tá em Paris.

* * *
GRANDE POETA. ‎”A mãe reparou que o menino
gostava mais do vazio
do que do cheio.
Falava que os vazios são maiores
e até infinitos.”

— Manoel de Barros