Fórum Social de São Paulo 2013: Uma outra cidade é possível, necessária e urgente!

Nos dias 09 e 10 de novembro de 2013 realizaremos o II Fórum Social de São Paulo, no CEU Casa Blanca, na Vila das Belezas, Zona Sul. Vamos juntos?

FSSP 2013

O Brasil passa por um momento histórico extremamente auspicioso, em que após a população participar em massa de manifestações nas ruas de todo o país, os movimentos populares começam a se organizar para aprofundar o debate e formular propostas práticas de mudança social. Cidadãos e cidadãs insatisfeitos com o sistema político atual querem alternativas, almejam mais representatividade e dão os primeiros passos rumo à construção de uma nova política.

Diante dessa situação dinâmica e promissora, os facilitadores e facilitadoras do Fórum Social São Paulo têm o prazer de convidar a população paulista para construirmos juntos o FÓRUM SOCIAL SÃO PAULO 2013

O evento reunirá movimentos sociais, coletivos, comunidades, cidadãs e cidadãos interessados em construir um outro mundo possível para dialogar sobre a conjuntura política atual e algumas metodologias contemporâneas de organização política direta.

As atividades são autogestionadas, o que significa que cada organização participante promoverá uma roda de conversa, uma palestra, oficina ou performance, de acordo com suas práticas e experiências.

O II Fórum Social de São Paulo CEU Casa Blanca
O II Fórum Social de São Paulo acontece nos dias 09 e 10 de novembro, no CEU Casa Blanca, na Vila das Belezas, zona sul da capital. No primeiro dia de evento, das 09h às 18h, serão realizadas atividades autogestionadas independentes propostas por membros da sociedade civil organizada, além das atividades de convergência, articuladas em um esforço coletivo de diversas organizações e entidades em torno de uma mesma causa: FÓRUMzinho Social, Fórum Local de Mídia Livre, Fórum Local de Meio Ambiente, Fórum Local de Educação Livre e a Feira de Economia Solidária.

No domingo os participantes estarão concentrados no auditório para a elaboração do Mapa do Fórum Social de São Paulo, através da participação em um World Café e a construção de uma Árvore dos Sonhos.

As atividades do FSSP 2013 serão encerradas com um sarau, traga seu instrumento musical, sua poesia e sua alegria!

“Não há nada tão poderoso quanto uma ideia cujo tempo chegou!” (Vitor Hugo)

ATIVIDADES AUTOGESTIONADAS INDEPENDENTES
http://forumsocialsp.org.br/iscricoes-para-atividades-do-fssp-2013/

Como de costume, as organizações, entidades e movimentos sociais poderão propor e realizar atividades autogestionadas durante o FSSP 2013. Autogestionadas são atividades que apresentam as ações de determinado grupo, propõem discussão de temas, organizam e promovem práticas, estabelecem articulações e desenvolvem planos.

Podem ser oficinas, palestras, encontros, seminários, apresentações musicais, artísticas, performáticas, circenses entre tantas outras que dialoguem com o tema central do Fórum. Como o próprio nome define, as atividades são geridas por quem as propõe.

As inscrições de atividades estarão abertas até o dia 02 de novembro de 2013, através do site do FSSP!

FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA FSSP
http://forumsocialsp.org.br/?p=1741

Durante os dois dias de FSSP haverá um espaço destinado à economia solidária, através da exposição e comercialização de produtos artesanais; livros, CDs e DVDs independentes; materiais de divulgação e apoio aos trabalhos dos coletivos participantes. Cadastre-se gratuitamente em nosso site e participe!

OCUPAÇÕES, LEVANTES POPULARES, ASSEMBLEIAS PÚBLICAS E FÓRUNS LOCAIS
Atividade de convergência para o estabelecimento de um diálogo sobre a efervescência popular dos últimos tempos, análise da conjuntura, perspectiva histórica, desdobramentos possíveis e propostas dos movimentos sociais e coletivos presentes.

A atividade terá conexão com protagonistas de levantes populares em diversos contextos e lugares do mundo.

FÓRUM LOCAL DE MEIO AMBIENTE FSSP: MOVIMENTOS SOCIAIS E A QUESTÃO AMBIENTAL
http://forumsocialsp.org.br/?p=1735

Atividade de convergência com a participação de coletivos e entidades que atuam em São Paulo, principalmente na região sul.

Além do diálogo em torno dos temas da questão ambiental, esta atividade propõe o fortalecimento das redes e o reconhecimento dos envolvidos pela transformação do mundo a partir de práticas ligadas à questão ambiental e locais.

FÓRUM LOCAL DE EDUCAÇÃO LIVRE FSSP
http://forumsocialsp.org.br/?p=1697

Atividade autogestionada de convergência com a participação de coletivos e entidades que atuam em São Paulo, principalmente na região sul.

Além do diálogo em torno dos temas da educação popular, esta atividade propõe o fortalecimento das redes e o reconhecimento dos envolvidos pela transformação do mundo a partir de práticas comunicativas e locais.

FÓRUMzinho SOCIAL LOCAL FSSP
http://forumsocialsp.org.br/?p=1744

Essa série de atividades propõe o encontro de crianças de diferentes classes sociais e regiões da cidade, estimulando o convívio, o aprender e ensinar mútuo e dialógico, compartilhando de oficinas, mostras, shows, exposições e vivências.

A proposta é que as atividades destaquem os princípios éticos e inclusivos da Carta da Terra (Respeito e cuidado à comunidade de vida; Integridade ecológica; Justiça social e econômica; Democracia, não violência e paz), proporcionando a troca de experiências e o fortalecimento da consciência crítica a partir de um encontro lúdico e divertido.

Feira de Troca de Brinquedos, Apresentações musicais, Contação de histórias, Oficinas e muito mais! Inscreva uma atividade!

FÓRUM DE MÍDIA LIVRE FSSP: COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA E MIDIATIVISMO
http://forumsocialsp.org.br/?p=1697

Atividade autogestionada de convergência com a participação de coletivos e entidades que atuam em São Paulo, principalmente na região sul.

Além do diálogo em torno dos temas da comunicação popular, esta atividade propõe o fortalecimento das redes e o reconhecimento dos envolvidos pela transformação do mundo a partir de práticas comunicativas e locais.

DIVULGAÇÃO E COBERTURA COLABORATIVA
http://forumsocialsp.org.br/?p=1738

O Fórum é inteiramente autogestionado, o que significa que para ele acontecer, precisamos do engajamento dos que acreditam que outra cidade é possível, necessária e urgente!

Disponibilizamos em nosso site toda a arte de divulgação para baixar o que quiser, imprimir quantos puder e distribuir onde estiver!

Convidamos as pessoas, coletivos e organizações que tenham disponibilidade a realizar a cobertura do evento por textos, fotos e vídeos, via redes sociais e canais do FSSP que se articulem conosco.

SOBRE O FÓRUM SOCIAL SP
http://forumsocialsp.org.br/o-que-e/

O Fórum Social de São Paulo se insere no processo do Fórum Social Mundial, realizado pela primeira vez em Porto Alegre, em 2001. Desde então, além dos encontros globais, tem ocorrido em todo mundo uma série de fóruns sociais regionais e locais, como é o caso deste.

Um Fórum é o exercício da cidadania, um espaço em que os movimentos sociais, coletivos, ONGs, cidadãos e cidadãs se encontram para uma série de atividades em que a pauta é a ação social em prol de um mundo melhor.

O Fórum Social de São Paulo é uma iniciativa política de organizações da sociedade civil que atuam nessa região metropolitana e acreditam que “outra cidade é possível, necessária e urgente”. Ele compreende encontros realizados periodicamente e redes de relações e alianças entre pessoas e organizações que partilham essa perspectiva.

O Fórum é inteiramente autogestionado, o que significa que para ele acontecer, precisamos do engajamento dos que acreditam que outra cidade é possível, necessária e urgente! Vamos juntos?

FÓRUM SOCIAL SÃO PAULO 2013
09 de novembro de 2013, das 9h às 18h
10 de novembro de 2013, das 9h às 15h

CÉU CASA BLANCA: R. João Damasceno, 85, Capão Redondo, São Paulo/SP
Perto da Estação Vila das Belezas, na linha Lilás do metrô
Distância aprox. do metrô: 1316 metros a pé.

O que você faz? Como enfrenta o capital em SP? Como fazer para que o direito das pessoas seja respeitado? Como você se articula em São Paulo?

 

As inscrições para propor atividades permanecem abertas (até 07 de novembro):
http://forumsocialsp.org.br/iscricoes-para-atividades-do-fssp-2013

PARTICIPE DA ORGANIZAÇÃO, REUNIÕES SEMPRE ABERTAS:
Terça-feira, 05/11, às 19h15 na Ação Educativa, R General Jardim, 660, Vila Buarque, SP

Gratidão!

Nós somos aqueles por quem estávamos esperando!

Ahô!

Equipe de Comunicação do Fórum Social SP
www.forumsocialsp.org.br
[email protected]

https://www.facebook.com/forumsocialsp
https://www.facebook.com/events/244814765672799

Informações para imprensa:

Leandro Sena Lara
[email protected]br
11 9 8514 8524