Democracia e cultura

images (1)Democracia é mais do que um sistema de governo. É um sistema de governo, sim, mas é também uma forma da sociedade se organizar. O ataque do governo ilegal ao mundo da cultura, machucou a alma do país.

A alma do país é algo intangível, mas muito vivo. Isso não pode ser destruído. Democracia é uma maneira como a sociedade vê a si mesma. Nestes últimos anos de governos do PT, e antes, na construção do SUS e no processo constituinte, o Brasil foi fazendo um retrato de si, que não pode ser destruído.

Foi feita uma cara includente, de um país que até pouco tempo atrás tinha uma massa enorme dos seus cidadãos e cidadãs, excluídos da sociedade. Isto ao ser atacado, despertou uma reação pelo pais afora, que obrigou o governo ilegal a recuar. Todos e todas temos motivos para nos orgulharmos disto.

Foi defendido um bem intangível, algo que não pode ser reduzido ao material. A arte, a cultura, são a alma da vida. A alma de um povo. Um povo sem cultura e sem arte, é mero rebanho. Massa de manobras. Um dado importante na resistência também, e a força e o poder das redes sociais.

A imprensa alternativa, as revistas e sites, blogs, etc, de jornalistas e movimentos sociais, que vão alimentando uma visão crítica, alternativa à espalhada pela mídia golpista. Isto é muito importante, porque é também um dado da democratização. O diálogo horizontal enriquece, valoriza a opinião de cada um, de cada uma. Não apenas é levada em conta a visão das classes dominantes, no caso, dos golpistas e seus aliados, mas também a versão das classes populares, do setor democrático da sociedade.