“Contratextos” expõe a realidade colombiana na visão de fotógrafos

Mostra reúne obras que percorrem a história da Colômbia, sob a ótica de alguns dos mais significativos fotógrafos colombianos.

Imagens: Oscar Muñoz

Vai até o dia 26 de outubro a exposição que dará ao público do Rio de Janeiro a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a arte e a história da Colômbia através da exposição Contratextos, que reúne trabalhos fotográficos de quatro grandes artistas colombianos – Oscar Muñoz, José Alejandro Restrepo, Miguel Ángel Rojas e Fernell Franco – no Museu Nacional de Belas Artes, com entrada gratuita. A mostra foi trazida ao Brasil pelo Ministério de Relações Exteriores da Colômbia, através da Embaixada da Colômbia no Brasil.

Cada artista possui uma maneira singular de construir sua obra, o que permite ao público observar a realidade colombiana através de diferentes manifestações artísticas, possibilitando reflexões decisivas sobre questões atuais da Colômbia.

Fernell Franco

“A exposição se relaciona com o público de forma profunda, pela variedade de realidades apresentadas pelos artistas”, avalia María Iovino, curadora da exposição. As obras, segundo ela, incitam a uma interpretação do conjunto dos trabalhos e de seus significados, tendo como ponto de partida o questionamento incisivo à ordem social e ao controle do relato histórico.

Contratextos – que já esteve em Brasília e, depois, seguirá para São Paulo – é uma forma de o público entrar em contato com a realidade colombiana através de uma visão artística e trabalhos dos mais representativos artistas colombianos”, observa Mario Galofre Cano, Embaixador da Colômbia no Brasil.

Oscar Muñoz, José Alejandro Restrepo, Miguel Ángel Rojas e Fernell Franco já tiveram suas obras apresentadas em eventos de relevância mundial para a arte contemporânea e em museus como MoMA (Nova York, EUA), Tate Gallery (Londres) e Withney (EUA). Neste ano, Muñoz também expôs seu trabalho na Bienal de Veneza. (Texto fornecido pela assessoria de imprensa da exposição)

Serviço
Contratextos
Data: 10 a 26 de outubro (de terça a sexta-feira)
Horário: das 10h às 18h
Local: Museu Nacional de Belas Artes – Salas Ubi Bava e Chaves Pinheiro (Av. Rio Branco, 199 – Cinelândia / Rio de Janeiro)
Telefone: (21) 2240-0068
Entrada franca

_______________________________________
Lembre-se que você tem quatro opções de participação: (I) Um email de cada vez; (II) Resumo diário; (III) Email de compilação; (IV) Sem emails (acesso apenas online). Para cancelar, responda solicitando. [www.consciencia.net/agencia]