Conferência Internacional sobre Semiárido será no Ceará

Conferência Internacional sobre Semiárido será no Ceará

Conferência Internacional sobre Semiárido será no Ceará, de 16 e 20 de agosto de 2010

Entre os dias 16 e 20 de agosto deste ano, o Ceará será o foco das atenções no mundo. O Estado sediará a II Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento e Regiões Semiáridas (ICID+18), que será o evento mais importante sobre meio ambiente e sustentabilidade desde o Encontro de Copenhague, na Dinamarca (COP 15), ocorrido no fim do ano passado.

A ICID+ 18 será o maior centro de discussões do mundo sobre o tema e acontecerá 18 anos após a sua primeira realização, também no Ceará. A ICID 92, realizada em janeiro de 1992, foi fundamental para que o tema do semiárido fosse debatido durante a ECO 92, no Rio de Janeiro. Assim como a primeira conferência, a ICID+ 18 servirá como base para discussões na RIO+ 20, em 2012.

A Conferência será acompanhado pela comunidade científica brasileira e internacional, além de veículos de comunicação dos cinco continentes. A ICID+18 está sendo organizada pelo Governo do Estado do Ceará e pelo Ministério do Meio Ambiente e já conta com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil, Embrapa, Universidade Federal do Ceará e Universidade de Illinois (EUA).

Os objetivos desta nova Conferência são reunir participantes do mundo inteiro para identificar e focalizar ações nos desafios e oportunidades que enfrentam as regiões áridas e semiáridas do planeta; explorar sinergias entre as Convenções das Nações Unidas no que concerne ao desenvolvimento de regiões semiáridas e gerar informações para subsidiar os governos e a sociedade com o objetivo de melhorar a sustentabilidade econômica, ambiental e social de regiões semiáridas.

Durante a ICID+18, serão debatidos três temas principais: clima, vulnerabilidades e impactos de variabilidade e mudança do clima e políticas públicas para adaptação a mudanças climáticas e para o desenvolvimento sustentável de regiões semiáridas. Para embasar todo o conteúdo de debates para a ICID+18, estão sendo encomendados cerca de 30 estudos de caso em todo o mundo para serem analisados por cientistas, pesquisadores e ambientalistas durante o evento.

A ICID 92

A primeira Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID 92) foi realizada em Fortaleza entre os dias 27 de janeiro e 1 de fevereiro de 1992. Organizado pelo Governo do Estado do Ceará em parceria com a Fundação Esquel Brasil, a conferência recebeu ainda o apoio de entidades como Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Fundação MacArthur, Governo Holandês, Banco Mundial, Embrapa e CNPq.

A ICID 92 reuniu na época mais de 1200 pesquisadores e cientistas, que debateram sobre o semi-árido de cada região do mundo. Como resultado da Conferência, foi produzida a Declaração de Fortaleza – A busca do desenvolvimento sustentável para as regiões semi-áridas. Este documento serviu como base de discussões durante a ECO 92.

Além da Declaração de Fortaleza, a ICID 92 produziu uma série de documentos que contribuíram para o desenvolvimento de pesquisas em todos os países que contam com regiões semi-áridas. Entre estes documentos, estão os Anais da Conferência (publicados em português, espanhol, inglês e francês); o livro publicado pelo Ipea, Desenvolvimento sustentável no Nordeste; e o livro publicado pela Cambridge University Press, Climate Variability, Climate Change and Social Vulnerability in the Semi-arid Tropics.

Os representantes da ICID 92 na ECO 92 conseguiram ainda aprovar artigos dentro da Convenção de Combate à Desertificação (UNCCD). Para o Brasil, os resultados da ICID 92 culminaram na elaboração do Projeto Áridas: Uma metodologia de planejamento para o desenvolvimento sustentável do Nordeste. Uma conferência internacional sobre o tema, realizada em 1995 em Pernambuco, proporcionou a produção de planos de desenvolvimento sustentável para sete Estados brasileiros: Ceará, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rondônia (Projeto Umidas).

Informações:

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil ([email protected] / [85] 3101.6247), ou clicando aqui.