Cineclube CineolhO apresenta a sessão ‘Delírio de Carnaval’ em Niterói (RJ)

Assim como o futebol, o Carnaval é uma parte constitutiva essencial do imaginário brasileiro. Curiosamente, no entanto, são dois fenômenos que o cinema brasileiro de ficção poucas vezes conseguiu filmar com a intensidade de sentimento que os fenômenos congregam.

Uma das exceções certamente esta no filme A Lira do Delírio, onde Walter Lima Jr. incorpora à própria estrutura e forma do filme uma tamanha liberdade que acabou transformando a experiência de realizá-lo, assim como a de assistí-lo, em algo próximo do êxtase e da perda de sentidos típicos da folia momesca. Triste e alegre, como o Carnaval, o filme marca ainda a última atuação de Anecy Rocha, falecida ainda antes da montagem ser concluída, e que reluz com especial brilho na tela.

Sinopse

A Lira do Delírio – Direção de Walter Lima Junior – ficção – 105mim – 1978
Os participantes do bloco de carnaval Lira do Delírio se cruzam num cabaré da Lapa carioca, onde o filho de uma dançarina é seqüestrado. Para descobrir o assassino e as razões do crime, ela conta com a ajuda de um repórter policial, que ao mesmo tempo também investiga um homicídio contra um homossexual.

Data – dia 26 de fevereiro às 16h
Local – auditório do MAC de Niterói

Acesse aqui o cartaz em PDF.

Apoio
Divisão de Arte Educação do MAC de Niterói
Programadora Brasil
Campus Avançado