Chaplin com trilha ao vivo na Unirio

Charles Chaplin em "Tempos Modernos"Do LECC/ECO/UFRJ.

O projeto Cine Drops da UNIRIO – Clube de Cinema em Gotas – estréia na próxima segunda-feira, 12/04, com exibição de um dos maiores clássicos do cinema mudo.

Lançado em 1936, “Tempos Modernos” (Modern Times) é o primeiro filme de Charles Chaplin a apresentar uma breve sequência falada. Já sofrendo forte pressão da indústria para aderir à novidade tecnológica, Chaplin decidiu atribuir a fala à figura do padrão, enquanto que o empregado, representado pelo Vagabundo, permaneceria mudo. O filme aborda a crescente industrialização e seus efeitos no trabalho e no cotidiano, colocando em cheque o tipo de reação sindical que vinha se formando ao eleger o pequeno Vagabundo como um (anti) heróis operário.

Na exibição da Unirio, o filme será acompanhado por trilha sonora ao vivo e simultânea, pelo grupo Saci Chorão. A sessão é gratuita e será seguida de bate-papo com o produtor de cinema Diogo Dahl, o músico e ator Ricardo Romão, e o ator e professor da Unirio Luciano Maia (Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UNIRIO).

Em 2009, uma ação semelhante foi encabeçada pelo pianista Paulo José Campos de Melo em Belém, ao apresentar parte da filmografia de Chaplin com acompanhamento ao vivo no piano. No entanto, o música se propunha a improvisar a trilha de acordo com o movimento do filme, colocando-se com seu piano de frente para a tela.

Ficha técnica:
“Tempos Modernos” (Modern Times). EUA, 1936.
Diretor: Charles Chaplin
Elenco: Charles Chaplin, Al Ernest Garcia, Paulette Goddard e outros.
Música original: Charles Chaplin
Duração: 83 minutos
Classificação Etária: livre

SERVIÇO: Cine Drops apresenta “Tempos Modernos” com grupo Saci Chorão. Local: Auditório Vera Janacopulos, campus da Reitoria (Av Pasteur, 296 – Urca). Data: 12/04/2010. Hora: 18h. Capacidade: 180 lugares. Entrada Franca sem distribuição de senhas.

Acho os filmes de Chaplin simplis mennte sensasional.Gostaria muito de receber todos uo alguns de seus filmes porque são genias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *