Bombeiros e policiais podem parar no Rio. Pedem dignidade

As três categorias da segurança pública do Rio – bombeiros, policiais civis e militares – prometem entrar em greve no mês de fevereiro. A principal reivindicação é por aumento de salário e o fim do ‘bico’.

Policiais e bombeiros do Rio de Janeiro têm o pior salário do país, afirmam lideranças.

* * *
A banda podre da polícia ataca novamente

Relato da noite desta quinta (19), véspera de feriado na cidade do Rio.

“Nessa quinta-feira (19/01/2012) presenciei mais uma das atrocidades da Polícia Militar juntamente com a Guarda Municipal. A mulher [na foto], que visivelmente estava sob o efeito de drogas, estava ‘importunando’ algumas pessoas no boteco “SoKana” na Lapa. Ao pedir ajuda dos guardas municipais, a moça que estava no boteco e havia chamado a ‘ força’ se arrependeu logo em seguida pois, eles chamaram um PM que começou a jogar spray de pimenta no rosto da mulher, bater na cara dela – mesmo esta estando imobilizada por nada mais nada menos QUATRO homens.

Os seios à mostra não foram o suficiente para eles se tocarem e terem um mínimo de respeito e humanidade. Enquanto a mulher pedia ajuda e se debatia, enfiaram ela à força no carro da PM. Com seu pé ainda do lado de fora, eles começaram a tentar fechar a porta inúmeras vezes. Meu namorado, que estava comigo, se expressou APENAS ORALMENTE a seguinte frase “Que isso?! Vão quebrar o pé dela?” . A resposta que ele obteve foi um “Seu viado, vai tomar no cú” dito pelo PM que estava no local seguido de spray de pimenta no rosto.

Falei que era necessário chamar polícia FEMININA, e o PM – ignorantemente – tornou a responder: “Isso aqui não é Polícia dos Estados Unidos não, isso aqui é Polícia brasileira.” Como se depois das barbáries presenciadas nas favelas e na USP, alguém ainda tivesse dúvidas disso.

Eu, como mulher, me senti agredida e violentada. Isso não é o retrato apenas das políticas medíocres voltadas pra mulher, ou do machismo algoz que nos atravessa dia após dia. É retrato dessa polícia cada vez mais despreparada para a ação, dessa democracia falida que anda junto com o abuso de autoridade hereditário, dessa apatia que envolvem as milhões de pessoas que continuaram tomando sua cerveja enquanto o fenômeno natural chamado violência acontecia de baixo de seus narizes. Obviamente, ela é Negra e Pobre.”

* * *
Ajuda para Yan

Aos 11 anos de idade, Yan Carlos, morador do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, teve uma triste e trágica mudança em sua infância.

No dia 4 de fevereiro de 2011, ele brincava em um quintal, quando infelizmente foi vítima de uma bala perdida que o atingiu na cabeça. Desde então, foi hospitalizado por 3 meses, sendo 40 dias na UTI pediátrica. Neste período, fez 4 cirurgias e no momento se encontra na fila de espera do hospital para fazer a 5º cirurgia, uma cranioplastia com prótese para correção de falha óssea.

Yan ficou com graves sequelas motoras: não anda, não fala e nem mexe o lado direito de seu corpo.

“Com a ajuda de Deus, carinho, amor e força de vontade do próprio Yan, ele já consegue entender algumas coisas. Porém, ele precisa dessa cranioplastia, para conseguir aprender muitas outras coisas, por isso precisamos de sua ajuda para comprar esta prótese”, afirma a família.

Acesse o perfil no facebook de Yan clicando aqui.

* * *
Belo Monte na mídia global

Centenas de tratores, explosões, casas destruídas, cemitério interditado. Belo Monte já teve início e mais uma vez é denunciada pelo olhar estrangeiro – desta vez pela TV Al Jazeera. Pelo menos 24 mil pessoas serão deslocadas, afirma a reportagem.

O leito do rio já está sendo alterado, mesmo com 11 ações pendentes no Ministério Público contra a obra.

* * *
COMUNIDADE LGBT DA BAHIA EM ALERTA. A Bahia começa 2012 como o Estado que mais contabilizou mortes de homossexuais, afirma Ana Cláudia Barros no Portal ‘Terra’.

Dos 20 casos notificados no País durante os primeiros 20 dias de janeiro, seis aconteceram no Estado nordestino – quatro deles na capital Salvador –, segundo o Grupo Gay da Bahia (GGB).

Há seis anos, matam-se mais pessoas da comunidade LGBT na Bahia do que em São Paulo, cuja população é três vezes maior.

* * *
ENERGIA PARA POUCOS. Relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento publicado ontem (19) aponta que quase metade da população mundial não possui acesso seguro aos serviços de energia moderna.

Os dados são alarmantes: mais de 20% – ou 1,4 bilhão de pessoas – permanecem sem eletricidade e cerca de 2,7 bilhões de pessoas – ou 40% da população mundial – dependem de resíduos de carvão, de madeira ou de animais para cozinhar e para o aquecimento.

Em 2030, diz o estudo, a poluição do ar doméstico pela utilização de biomassa em fogões ineficientes poderia causar mais de 1,5 milhão de mortes por ano. O documento argumenta que programas de acesso a energia não podem ser dissociados do combate a pobreza.

* * *
PREVENÇÃO DE DESASTRES NATURAIS. A ONU abrirá, até meados de 2012, um escritório que abordará as políticas de redução naturais.

Há muito que se sabe que as consequências sociais destes desastres têm uma natureza fundamentalmente política. Dependem do grau de preparação que uma determinada região tem para enfrentar o problema.

* * *
AINDA A QUESTÃO DO TRANSPORTE NO RIO. Qualquer debate público precisa abandonar duas posturas muito comuns: o da mulher de malandro (‘ruim com ele, pior sem ele’) e o da vitimização cristã (há pessoas que sofrem mais do que eu, então não reclamo).

Quando discutimos direitos humanos, é bom lembrar que estes não chegam todos de uma vez e nem de uma vez por todas. Cada área é uma área.

Falando especificamente sobre o transporte público no Rio, repito o que disse aqui outro dia: é uma merda. O sistema de ônibus não é planejado para o cidadão, o metrô qualquer dia vai matar alguém de infarto e, pra piorar, as vias para bicicleta e licitações de transporte alternativo não funcionam.

No Rio de Janeiro, o capitalismo está em casa e tem representantes ‘dignos’… Tem secretário empresário do setor, o que esperar? A Prefeitura e o Estado poderiam limitar o número de carros. Mas não limitam. E isso tem relação com o jatinho que cada um usa.

Renato Cosentino complementa: “Sergio Cabral tem muito a ver com isso sim, não se trata de acusar o político da vez. Renovou por mais algumas décadas as concessões de empresas que não cumprem com seus compromissos públicos, optou por uma expansão do Metrô questionada até mesmo pelos beneficiados dos bairros de elite…”

Ele completa: “E o Eduardo Paes idem. Abertura de vias expressas rasgando bairros, manutenção das mesma máfia nos ônibus, e por aí vai. Se é para comparar com outras cidades, comparamos com as cidades olímpicas, novo patamar que nos colocaram.”

* * *
PENSAMENTO DO DIA. ‎”A generalização é uma outra forma de obscurantismo.”

— Bachelard

* * *
MENOS O SARNEY. Depois da onda da Luiza (que já voltou do Canadá), veja só essa matéria-pérola abaixo. É de 1996 e foi publicada no jornal ‘O Estado de S. Paulo’.

Acervo OESP

* * *
SERRA E A IRONIA INVOLUNTÁRIA. O perfil do setor de imprensa da Presidência da República no Twitter (@imprensaPR) publicou ontem (19), sem querer, uma piada que resultou em um pedido público de desculpas e – veja você – na exoneração do funcionário responsável pela mensagem.

A ironia: a mensagem fazia uma piada irônica com José Serra, que estaria indo para o Canadá, e indicava o site de humor Piauí Herald.

A revista ‘Piauí’ é publicada pela Editora Abril, a mesma que publica a Veja e que apoia deliberadamente os tucanos. Um dos trechos da bem humorada notinha: “(…) Sérgio Guerra, presidente do PSDB, afirmou que José Serra ficará em Vancouver ‘até o PSDB se reerguer ou a próxima Era Glacial chegar. O que acontecer primeiro’.”

* * *
MICROCONTOS. Já estavam pensando em parar de militar juntos.

“Minha sensibilidade social é muito maior do que a sua”, disse ele. E foi a gota d’água.

Hoje, no máximo compartilham atos de protesto no Facebook. E olhe lá.

* * *
PÓS NA ONU EM GENEBRA. O Serviço de Informação das Nações Unidas em Genebra organiza anualmente um programa estudo de duas semanas para mestrandos e doutorandos do mundo inteiro.

A edição deste ano será realizado de 2 a 13 de julho com o tema “Oportunidades e desafios num mundo de 7 bilhões”. Inscrições até dia 2 de março. Saiba mais aqui.

* * *
MEMÓRIA DA PUBLICIDADE. A memória fraca de alguns dá a impressão de que a mídia tradicional sempre pensou de forma adequada e equilibrada a questão das novas tecnologias.

Da minha parte, nunca vi equilíbrio algum. Enquanto o fenômeno avança de diferentes formas em todo o mundo, muita, mas muita besteira mesmo já foi dita e amplamente divulgada. E continua sendo. Como no registro histórico abaixo.

Outras parecem atuais 😉

* * *
ABRAÇOS GRÁTIS. Desta vez em Sondrio, Itália. Enviado pelo amigo Ariel Villan.

Deixe uma resposta