As redes sustentam e conectam

tciRefiro-me aqui, especificamente, à rede da Terapia Comunitária Integrativa. As redes sustentam, dão apoio, dão uma base, uma firmeza, uma segurança. A partir do momento em que você passa a se integrar na rede da TCI, você sente que não está mais sozinho. Há outras pessoas com as quais você passa a contar.

A sua noção de ser parte e de fazer parte, se alargou. Você passa a fazer parte de um coletivo que se reúne, que faz junto, que constrói projetos e desenvolve atividades. Você perde uma sensação de estar isolado, sem rumo, sem direção ou orientação.

Há pessoas de distintas partes do país, e de diferentes países, que começam a fazer parte da sua vida. Essas pessoas começam a fazer parte dos seus sentimentos. Elas passam a ser parte de você, da sua interioridade. Ao se integrar à rede da TCI, você começa também a perder uma sensação de estranheza, de isolamento, de ser um sapo de outro poço, alguém solto por aí.

As pessoas com as quais você começa a se encontrar e com as quais você começa a interagir, vão constituindo uma parte importante do seu ser interno, da sua razão de viver. Quando você começa a povoar ou a re-povoar o seu ser interno com estes novos vínculos solidários, você começa a recuperar uma sensação de confiança em você mesmo.

O seu lugar dentro de você e fora de você, na sua família, no seu cotidiano, nas relações com outras pessoas, começa a adquirir uma qualidade de solidez, de tranquilidade. Há alguma coisa em você e na sua relação com o mundo, que mudou substancialmente, para melhor.

Aí é que você começa a ver que você não apenas não está mais só nem perdido nem isolado, e nem se sente mais tão estranho assim. Mas, ainda mais, você se comunica melhor com os demais, como consequência de ter começado a se comunicar melhor com você mesmo.

Na medida em que você pode ver com mais clareza para dentro de si mesmo, você passa a ser mais compreensivo, mais tolerante com os demais. Deixa de andar pelo mundo em busca de conflitos ou de confrontos. Pode ver que uma atitude fluente é muitas vezes mais conveniente, e mais tranquila também.

Na medida em que a sua integração na rede da TCI vai se fortalecendo, você percebe que o tempo passou e você, de fato, já faz parte de um tecido sólido e consistente que se estende por muitas partes do país e para fora dele, em outros países.

Isto lhe dá uma sensação de paz, de tranquilidade muito grande. A conexão é para dentro, na direção do seu próprio ser, e para fora, na direção das pessoas à sua volta.