ActionAid recebe prêmio da ONU por redução de desastres

A ONG ActionAid acaba de receber o prêmio Sasakawa para Redução de Desastres, criado há 20 anos pela ONU e que reconhece pessoas, pesquisadores e organizações que tornam comunidades mais seguras. Desde 2003 uma ONG não recebia o prêmio. A ActionAid foi reconhecida por seu trabalho humanitário junto a comunidades pobres vítimas de conflitos e emergências e por seus esforços em integrar redução de riscos em desastres com iniciativas nacionais, sub-nacionais e comunitárias com estratégias para um desenvolvimento sustentável no futuro.

Nas comunidades asiáticas afetadas pela tsunami, a ActionAid trabalha com foco nas escolas, preparando-as para serem centros de prevenção de desastres e de assistência. Em Bangladesh, desde 2001 foram construídas mais de 2 mil escolas seguras e abrigos anticiclone. O trabalho também inclui equipar voluntários para monitorar ciclones e tempestades, via rádio, educar sobre situações de desastre nas escolas, executar plano de contingenciamento das vilas e cidades e mapear locais de risco. Com o sistema de alerta comunitário, milhares de vidas já foram salvas.

Há 34 anos, a ActionAid atua em mais de 40 países com 13 milhões das famílias mais pobres do mundo, na luta contra a pobreza.