Vídeos de Alcimar José de Oliveira comprovam: mineradora da MIB (empresa Mineração Ibirité Ltda), em Córrego do Feijão, município de Brumadinho, MG, tem barragens, sim. E de alto risco! Vídeo 2 da entrevista de frei Gilvander com Dona Vicentina e Alcimar. 20/2/2019.

Vídeos de Alcimar José de Oliveira comprovam: mineradora da MIB (empresa Mineração Ibirité Ltda), em Córrego do Feijão, município de Brumadinho, MG, tem barragens, sim. E de alto risco! Vídeo 2 da entrevista de frei Gilvander com Dona Vicentina e Alcimar. 20/2/2019.

No Distrito de Córrego do Feijão, município de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, MG, a preocupação, o medo, a angústia e a incerteza em relação ao presente e ao futuro, assumem dimensão imensurável. O pacato povoado que tem em sua memória histórica a tranquilidade, a qualidade de vida garantida pela agricultura familiar, a convivência harmoniosa com a natureza e uns com os outros, hoje convive com a ameaça constante do avanço da mineração e seus efeitos socioambientais desastrosos. A ganância, a ambição do capital e dos capitalistas querem seguir em ritmo acelerando, desrespeitando totalmente a vida e a história do povo do Distrito de Córrego do Feijão. Nem mesmo o crime tragédia da mineradora Vale e do Estado, que aconteceu a partir das 12h28 do dia 25/1/2019, em Brumadinho/MG, causando centenas de mortes, causando a morte do rio Paraopeba e de toda a biodiversidade atingida pela lama tóxica, foi capaz de barrar a ânsia do lucro das mineradoras, que já retomam suas atividades. VALE e MIB (Mineradora Ibirité Ltda.) se cercam de artifícios, com a proteção do Estado e insistem com as atividades minerárias, colocando em risco a vida das famílias e o que ainda resta da natureza. Nesse vídeo, a segunda parte da entrevista de frei Gilvander com Dona Vicentina, 83 anos, com o marido deficiente para cuidar, e Alcimar, moradores do Distrito de Córrego do Feijão. Com as fortes imagens gravadas em outubro de 2018, Alcimar comprova que, ao contrário do que é divulgado pela MIB e pelo prefeito de Brumadinho, Alvimar Barcelos, a mineradora da MIB tem, sim, barragens no Distrito de Córrego do Feijão, e bem próximas à comunidade. E são barragens de alto risco!

Alcimar e dona Vicentina, do Córrego do Feijão, em Brumadinho, MG, sofrem as consequências das violências causadas pelas mineradoras Vale e MIB na região. Foto montagem: Nádia Oliveira.

*Filmagem de frei Gilvander, da CPT, das CEBs e do CEBI. Edição de Nádia Oliveira, colaboradora da CPT-MG. Distrito de Córrego do Feijão, município de Brumadinho, MG. 20/2/22019.

* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *