UNESCO lança biblioteca digital e Brasil contribui com conteúdo

Da UNIC Rio

Com o objetivo de celebrar a diversidade cultural, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e outras instituições parceiras, dentre elas a Biblioteca Nacional do Brasil, lançaram na terça (21) a Biblioteca Digital Mundial (WDL, na sigla em inglês), que disponibiliza gratuitamente um grande acervo de diversas bibliotecas e arquivos de todo o mundo. Leia mais clicando aqui.

Desenvolvida por uma equipe da Biblioteca do Congresso norte-americano e com o apoio de diversas bibliotecas do mundo, a WDL disponibiliza recursos para educadores e para o público em geral, em busca de fotos, livros, manuscritos e mapas de diversas partes do mundo. A Biblioteca Nacional brasileira contribuiu como fotos recentes da América Latina.

A WDL funciona em sete idiomas: árabe, chinês, francês, português, russo e espanhol, mas possui um conteúdo em mais de 40 línguas. O bibliotecário, James H. Billington, foi quem propôs a criação da biblioteca online à UNESCO, ressaltando que o projeto poderia reunir pessoas de diferentes culturas em um único endereço.

Durante o lançamento da WDL, na sede da UNESCO, em Paris, o Diretor-Geral da Organização, Koïchiro Matsuura, comemorou o lançamento da iniciativa e disse que a biblioteca funciona como uma plataforma importante para a troca gratuita de informações e para a celebração da diversidade cultural como forma de se chegar a um conhecimento inclusivo dentro das sociedades.

A Biblioteca em português, clica aqui. Original da matéria da UNIC Rio, clica no título.