A UFPB na semana de Luta Antimanicomial

A V SEMANA DA LUTA ANTIMANICOMIAL (18 a 24 de maio de 2012) tem como tema “Cuidado ou controle? Saúde Mental e as formas de institucionalização da vida”, pretende levantar a discussão sobre as formas de lidar com a loucura em nossa sociedade, evidenciando os tratamentos que prezem pelo cuidado no sentido de valorizar e potencializar a ação desses sujeitos no mundo, empodeirando-os, dar-lhes voz, em detrimentos das formas de controle, que imobilizam-lhes e encaixotem em lugares afixados, seja na aposta de que os ”doentes mentais” não podem ser mais do que o nome e código de suas doenças carregam, seja na compreensão de que são incapazes de sentir, desejar e decidir sobre suas próprias vidas.

O cuidado do qual falamos é, portanto, aquele que acolhe a diferença e a valoriza, percebendo saúde mental de uma forma ampla, não só como ”ausência de sintomas”, mas enquanto possibilidade de o sujeito desenvolver relações de autonomia e criação sobre o mundo.

O que nós, estudantes, trabalhadores, profissionais de saúde, usuários desse sistema de saúde, o que nós, a cidade, pensamos sobre a loucura?
Dessa forma, não só pretende continuar possibilitando a reflexão sobre a necessidade de novas formas de tratamento, mais humanas e potentes de criação e libertação, como também contribuir com a produção de novas subjetividades no que se refere ao olhar destinado a loucura.

Veja a programação completa:
http://www.semanadalutaantimanicomial.blogspot.com.br/

Share

Comentários

comentários