Tom Zé: Uso do nome Tropicália pela Odebrecht vai contra “toda a filosofia” do movimento

“(…) Terra Magazine obteve a íntegra da carta do compositor Tom Zé à construtora Norberto Odebrecht, que decidiu “homenagear” a Tropicália no batismo de um condomínio de luxo em Patamares, no litoral de Salvador, próximo ao parque ecológico de Pituaçu. A empreiteira é acusada por Caetano Veloso de fazer “uso comercial” do ideário do movimento artístico nascido nos anos 60.

Depois de Caetano, crítico do crescimento desregulado de Salvador e primeiro a reagir à Odebrecht, o compositor Tom Zé emitiu uma notificação, avisando à empreiteira que não aceita a homenagem. Gilberto Gil seguirá o mesmo caminho. A briga pode se desdobrar na Justiça.

– …Manifesto-me aqui, como membro do movimento tropicalista e artista da música brasileira, para requerer aos senhores que cessem o uso indevido dos nomes das obras artísticas que foram e são referência no cenário artístico nacional e internacional, posto que tal uso, além de não autorizado, vai contra toda a filosofia desse movimento, cujos participantes jamais autorizariam vincular sua obra a um empreendimento imobiliário desse porte – reage Tom Zé na carta.”

Leia a íntegra: http://bit.ly/wxVEkt

Share

Comentários

comentários