Saúde gasta R$ 4 bi com vítimas da violência

Jornal O Dia – O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Osmar Terra, informou que a violência – uma das principais causas de morte no Brasil – sobrecarrega o sistema de saúde e custa cerca de R$ 4 bilhões, ao ano, para as três esferas de governo. Segundo ele, a violência é a sétima causa de morte entre as mulheres, e a quarta entre os homens.

O problema também influencia a vida das pessoas, que teriam mais medo de ser alvo da violência do que de adoecer. “Essa é uma preocupação de todos. Cada cidadão se angustia com a questão da violência muito mais do que com problemas que matam estatisticamente mais como o câncer e os acidentes do coração”.

Durante seminário sobre a influência da violência na saúde, o presidente do Conass defendeu a aplicação integrada de políticas sociais em áreas como moradia, emprego, alimentação e lazer com o objetivo de trabalhar preventivamente no combate à violência. O evento reúne representantes do Sistema Único de Saúde (SUS) e de outras áreas como a segurança pública. Leia mais clicando no título.

Comentários

comentários