Saberes do Brasil: a Terapia Comunitária Integrativa

A educação em saúde envolve um trabalho contínuo de empoderamento de pessoas e comunidades.

Nos dias de hoje, necessitamos mais do que nunca reencontrar as nossas raízes. As pessoas são levadas a cortarem suas ligações consigo mesmas, e, assim, se tornam fácilmente manipuláveis pelo mercado, pelas classes dominantes, pelos grupos no poder. Na contramão desta política de despersonalização e alienação, a Terapia Comunitária Integrativa emerge como uma ação cidadã que promove a recuperação do sentido do viver. Uma política da pessoa, que abre espeço para a redescoberta do ser que somos; o que queremos, daonde viemos, para onde queremos ir. Sair de uma condição de vitimização e fatalismo, para um protagonismo responsável que recupera a esperança e a força do agir pessoal e coletivo.

A revista Temas em Educação e Saúde, da UNESP, dedica o seu número atual a esta tecnologia de cuidado que soma com outras iniciativas na base da sociedade, no sentido do empoderamento, o reforço da resiliência, o aumento da auto-estima positiva.

O prefácio é de Adalberto Barreto, criador da TCI. Aproveitem!

http://seer.fclar.unesp.br/tes/issue/view/631

A Equipe Organizadora desta edição (CENPE/ UNESP/FCLAr) : Morgana Múrcia, Josefa Emilia Lopes Ruiz, Taísa Borges Souza, Sandra Fernandes de Freitas, Paloma Soares Pereira Faria

Share

Comentários

comentários