Rio de Janeiro é eleito melhor destino gay do mundo

Anúncio é feito um dia após 14ª Parada do Orgulho LGBT-Rio colorir a orla de Copacabana

As belezas naturais e a hospitalidade da cidade maravilhosa agora ganham um importante selo no combate à homofobia ao ser eleita, no dia 2 de novembro, durante a 10ª Conferência Internacional de Turismo LGBT, o melhor destino gay do mundo.

A vitória traz ares de esperança à cidade, que no dia anterior recebeu a 14ª Parada do Orgulho LGBT-Rio, como ressalta um dos fundadores da Parada, Cláudio Nascimento: “A vitoria ajuda a fortalecer a visibilidade social e política da causa LGBT e dos direitos humanos em nossa cidade. Também ajuda a promover nossa imagem internacionalmente e traz uma grande responsabilidade para todos nós, de garantir a consolidação das políticas públicas voltadas para a promoção da cidadania LGBT em nosso Estado e Cidade para continuarmos nesse caminho virtuoso”.

Rio: caminho aberto às causas LGBT

A 14ª Parada do Orgulho LGBT-Rio contou, pelo terceiro ano consecutivo, com a presença do governador do estado, Sérgio Cabral, que declarou que “o Rio sempre estará na vanguarda dos direitos civis do Brasil”. Outra importante vitória para o movimento LGBT foi receber, antes da abertura oficial da Parada, das mão do prefeito Eduardo Paes um gesto simbólico de entrega das chaves do Rio de Janeiro: “deixo a cidade em suas mãos”, disse Paes à Gilza Rodrigues, presidente do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, que realiza o evento.

O prefeito anunciou ainda que quer transformar “a Parada carioca na maior Parada do mundo”. Incentivo não falta para internacionalizar o evento. Em 2010, o Rio receberá a Conferência Internacional da ILGA (Associação Internacional de LGBT), e a Parada carioca, será, segundo o presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais (ABGLT), transformada em Parada mundial.