“Queremos salvar este país, com eleições diretas já e reforma política”

images-cms-image-000526760A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) defendeu, nesta sexta-feira (9), a realização de eleições diretas já e de uma ampla reforma política no país. Segundo ela, esta é a única forma de “salvar” o Brasil. A afirmação foi feita durante a conferência “A luta política na América Latina hoje”, iniciativa da Fundação Perseu Abramo (FPA), da qual Dilma é presidente do Conselho Curador. A ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, também participa do evento, que aconteceu na Casa de Portugal, em São Paulo.

Abaixo, as principais declarações de Dilma Rousseff:

“Esta crise política começou no dia seguinte à eleição, quando pediram recontagem dos votos”

“Eles subestimaram os fatores que engendram a crise; e a crise política como aprofundamento da crise econômica”

“Não podemos concordar com uma velha e cansada solução por cima. A única solução é o voto democrático”

“Temos que reivindicar uma solução por baixo. A única solução é o voto democrático. Além do voto não podemos esquecer que é preciso combater a fisiologia, a troca de cargos. Tudo isso é fruto de um sistema que criou o fundo partidário e o tempo de TV, o que levou ao aumento dos partidos políticos. São 33 partidos. A maioria desses partidos não possuem programas ideológicos e políticos consistentes para o Brasil. Salvam uns quatro ou cinco partidos. Como chegar ao poder e fazer algo tendo que negociar cargos, benesses, no mais ‘branco’ fisiologismo? Até porque estes partidos são dominados por homens brancos, ricos e velhos”

“Nós queremos salvar o futuro deste país. E a solução é ter eleição direta, reforma política, é ter política tributária que tribute o capital, é ter a capacidade de retomar o desenvolvimento do país, fazendo com que este desenvolvimento tenha um sentido. Não tem milagre mais com corte de gastos. Não fizemos isso porque não passaria no congresso, daí a importância da reforma política. Teremos dificuldades, mas ela é necessária para dar outro rumo no país.

Fonte: Brasil 247
http://www.brasil247.com/pt/247/sp247/269755/Queremos-salvar-este-pa%C3%ADs-com-elei%C3%A7%C3%B5es-j%C3%A1-e-reforma-pol%C3%ADtica.htm

Revista diária fundada em 13 de maio de 2000.

Seções: Brasil, Cidadania.