Prisão imediata dos responsáveis pelo crime da Vale e do Estado, e suspensão da mineração em MG

Prisão imediata dos responsáveis pelo crime da Vale e do Estado, e suspensão da mineração em Minas Gerais. Por Frei Gilvander, da CPT-MG, 28/1/2019.

Nesse vídeo, frei Gilvander Moreira, da coordenação da CPT no estado de Minas Gerais, alerta que não podemos nos contentar com medidas paliativas no caso do crime tragédia da Vale e do Estado, que a partir de Brumadinho, dia 25/01/2019, às 12h30, iniciou uma grande sexta-feira da Paixão matando centenas de pessoas e matando de vez o Rio Paraopeba. Clamando por justiça, frei Gilvander diz que o justo e necessário é a prisão preventiva imediata do Presidente da VALE, dos Diretores da VALE, das autoridades dos Governos que autorizaram o funcionamento e dos responsáveis pela licença, além de suspensão por tempo indeterminado da mineração em Minas Gerais e em todo o país até que se faça uma avaliação independente e imparcial e, reabrir apenas as minas que têm garantias idôneas de que não haverá rompimento de barragens de rejeitos de minério.

Frei Gilvander conversa com Avimar de Melo (Nenen da ASA), do PV, prefeito de Brumadinho, MG, no local do crime tragédia, genocídio da Vale e do Estado, que ocorreu dia 25/01/2019. A visita se deu dia 01/02/2019. Presente também Equipe técnica do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos ameaçados de morte e lideranças do MTL e do MTST, do Triângulo Mineiro. É profundamente desolador o local que precisa ser transformado em um Cemitério Parque e Museu Natural do Crime da VALE e do Estado para ficar como testemunha das centenas de pessoas assassinadas e causando também a morte definitiva do Rio Paraopeba e, quem sabe, também do Rio São Francisco. Foto: Ronaldo Lima

*Filmagem de Irmã Neusa do Nascimento, do Conselho da Pastoral dos Pescadores. Edição de Nádia Oliveira, colaboradora da CPT-MG. Belo Horizonte/MG, 28/01/2019.

* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.