Pregue a tolerância!

 
I Seminário Estadual sobre Intolerância Religiosa e Direitos Humanos do RJ acontece na próxima sexta (18/12) na sede da OAB/RJ
 
 
O seminário tem como objetivo contribuir para o estabelecimento, a partir de um diálogo entre sociedade civil, líderes religiosos e o poder público, das diretrizes para elaboração do Plano Estadual de Enfrentamento à Intolerância Religiosa e Direitos Humanos. Os temas abordados serão aspectos legais, saúde, meio ambiente, assistência social, cultura, educação, segurança pública e sistema penitenciário. O encontro visa sensibilizar gestores e servidores públicos, lideranças religiosas, ativistas de direitos humanos, parlamentares, estudiosos no tema e interessados.

“Nosso país, em especial o estado do Rio de Janeiro, é uma grande rede emaranhada de pensamentos, opiniões, credos, religiões e crenças. Apesar da laicidade dos governos, em todas as suas esferas – municipal, estadual e federal -, é nosso dever, enquanto gestores públicos, assegurar os direitos da liberdade religiosa a todos e a todas cidadãos e cidadãs do estado do Rio de Janeiro. Devemos ir além de tolerar; e sim respeitar qualquer tipo de louvação ou culto religioso. Um Estado democrático é aquele que assegura a cidadania de sua população e respeita a pluralidade e as diferenças entre aqueles e aquelas que o constitui”, afirma o Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudio Nascimento.

1º Seminário Estadual sobre Intolerância Regiliosa e Direitos Humanos

 

O Seminário é uma realização da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, através da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos e apoio da Superintendência da Igualdade Racial, com o envolvimento da Secretaria de Segurança Pública, através Subsecretaria de Ensino, Valorização e Projetos, da Secretaria de Ambiente, através da Superintendência da Agenda 21; da Secretaria de Saúde, através da Superintendência de Atenção Básica, Educação em Saúde e Gestão Participativa; da Secretaria de Educação, através da Diretoria de Integração Educacional da SEEDUC; da Secretaria de Sistema Penitenciário, através da Subsecretaria de Atenção ao Preso; da Pontifica Universidade Católica, através do Núcleo Interdisciplinar de Reflexão da Memória Afrodescendente, da Ordem dos Advogados do Brasil, através da Comissão de Direitos Humanos, do Conselho Estadual dos Direitos do Negro, diversas organizações não governamentais e Movimento Inter-religioso.

 
Serviço
I Seminário Estadual sobre Intolerância Religiosa e Direitos Humanos do RJ
Local: OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil) – Av. Marechal Câmara 150 – Centro
Data: 18.12.2009 (sexta-feira)
Horário: 09h às 18h
Contatos: 2334-5545/2334-5546 (SUPERDIR/SEASDH)