PM cumpre reintegração e 400 famílias ficam desabrigadas em Curitiba

Share

A ocupação, localizada no Bolsão Sabará, teve início há um mês e cobrava mais agilidade da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab). Jorge Américo, da Radioagência NP, via Brasil de Fato.

Pelo menos 400 famílias ficaram desabrigadas após o cumprimento de um mandado de reintegração de posse ocorrido nesta segunda-feira (12), na cidade de Curitiba (PR). A operação foi realizada às 6 horas e contou com a participação de 270 policiais militares e 50 agentes da Guarda Municipal.

A ocupação, localizada no Bolsão Sabará, teve início há um mês e cobrava mais agilidade da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab). A moradora Olga Ferreira de Souza relata que o programa habitacional é ineficiente e não foi capaz de garantir moradia para chefes de família cadastrados há seis anos.

“Por que tirar o povo dali, se eles sabem que tem uma imensidão de pessoas precisando de moradia? [A empresa] Não estava ocupando aquela área para nada, só para juntar lixo, inclusive lixo tóxico. Tiraram o povo, que estava limpando, cuidando e se organizando.”

O terreno em questão possui uma área total de 96 mil metros quadrados e pertence à Curitiba S.A., uma empresa de economia mista controlada pela prefeitura. Parte da propriedade foi cedida para projetos socioesportivos e organizações de bairro.

O governo municipal prometeu incluir as famílias na lista de sorteio para as próximas unidades habitacionais a serem construídas na cidade. Olga questiona a medida e pede respostas mais efetivas.

“A fila da Cohab já está extensa. Muitos já tinham entregado suas casas de aluguel e não tinham nem para aonde ir. Já tinham feito suas casinhas e estavam ali morando para não ter que pagar o próximo mês de aluguel.”

Ainda de acordo com Olga, esta é a terceira desapropriação ocorrida nos últimos meses.

Share

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>