Perfil de Alder Júlio Ferreira Calado

Sociólogo e Educador Popular. Nordestino de Pesqueira – PE, terra dos Xukuru, acompanha (como aprendiz, militante e pesquisador) os movimentos e lutas sociais (especialmente no Nordeste), desde meados dos anos 60. É diácono, incardinado na Diocese de Pesqueira – PE, residindo na Diocese da Paraíba. Participou do Movimento Pró-PT e da fundação deste partido, em Arcoverde e região, tendo atuado na militância partidária até meados dos anos 90, a partir de quando já não mais aposta na força transformadora dessa trincheira de luta, pela crescente domesticação e acomodação aos espaços governamentais.

A partir de 1981, tem contribuído com o processo formativo de jovens do meio popular, do campo e das periferias urbanas, ligados à Teologia da Enxada, em Serra Redonda – PB, bem como junto a movimentos sociais e pastorais sociais, no Nordeste, notadamente na Paraíba e em Pernambuco. Como docente-pesquisador, atuou nos Programas de Pós-Graduação em Educação Popular, Sociologia e Serviço Social, na UFPB, com atividades desenvolvidas em vários projetos de Extensão Popular. É membro do Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas. Atuou por muitos anos como professor na AESA (Arcoverde – PE) e na FAFICA (Caruaru – PE).

Como pesquisador, tem priorizado investigações voltadas a saberes alternativos à sociabilidade capitalista, numa perspectiva inter-transdisciplinar, envolvendo diferentes campos de saberes, com ênfase nas ciências sociais. De sua produção, destacam-se, entre outros escritos: Paulo Freire: sua visão de mundo, de homem e de sociedade. Caruaru: Edições FAFICA, 2001; Direitos Humanos x Capital: potencializando a intervenção social nos movimentos sociais e nas organizações de base. João Pessoa: Idéia, 2002; Gregório Bezerra, um lutador do Povo. São Paulo: Expressão Popular, 2004; Saboreando a Palavra. João Pessoa: Buscas, 2007; Do consenso ideológico ao dissenso alternativo: movimentos sociais por uma nova sociedade”, in GONÇALVES, Moisés A.& FÀTIMA, Geraldo Magela (Orgs.). Outros Olhares – Debates contemporâneoss, Belo Horizonte: Ditathi, 2008, pp. 13-60, ou em versão eletrônica: www.ocomuneiro.com/nr5_09_AlderJulioCalado-Movimentossociais.html Atualmente, vem acompanhado mais de perto a caminhada da Assembléia Popular, na Paraíba. Participa do Grupo de Estudos Teologia da Libertação, em João Pessoa – PB.

Blog do autor: http://memoriapraxisutopia.blogspot.com.br/

Comentários

comentários

sou aluna do curso de pedagogia, na faculdade de formação de professores da fabeja em Belo Jardim.
Gostaria de receber material sobre A educação renascentista, pois tenho um seminário e não sei como começar… pontos a querem questionado no trabalho que irei apresenta.
religiosidade
michelangelo
reforma e contra reforma
história medieval
iluminismo
cultura grega etc.Antecipadamente obrigada! solange

  • sou aluna do curso de pedagogia da AEB (Autarquia Educacional de Belo jardim) e gostaria que se puder me enviar material sobre a EDUCAÇÃO POPULAR pois tenho um trabalho muito inportante sobre esse tema e não sei por onde começar meu professor me pediu para entra em contato com voçê grata se puder me ajudar.por favor se puder me enviar o material ate o dia 27/11/2010 agradeço.

  • olá Dr,quando eu estava no quinto periodo de historia na fafica, o Sr foi meu orientador,sou amigo de frede e fabio aque de caruaru,entrei no curso de mestrado em filosofia da religião,gostaria de sabe se o Dr poderia ser meu orientador.?saudades dos seus seminario aque na fafica.ate mais

  • Como é difícil caminhar tropeçando em tanta ignorância. Como educar em meio a inércia mental que tem deixado as escolas com uma realidade de quadro pregado nas paredes do tempo?

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *