Pará: Professores do Estado iniciam greve nesta segunda-feira (26)

Trabalhadores da educação no Pará. Foto: PSTUMilhares de trabalhadores(as) da Rede Pública de Ensino do Estado no Pará, em assembleia na manhã do dia 21 de setembro, decidiram paralisar suas atividades até que o Governo Jatene cumpra o que foi acordado em mesa de negociação com o sindicato.

Esta foi a sentença dada ao Governo do Estado depois de meses de negociação para que se evitasse uma greve na educação pública do Pará. “Infelizmente, esta é a única forma de chamar a atenção da sociedade e da justiça para o caos que vive a educação no Pará”, apontaram os sindicalistas.

O estopim desta decisão, apontam, se deu em virtude de o Governo Jatene ter ignorado o que foi estabelecido em mesa de negociação e armou uma encenação chamando a categoria e os meios de comunicação para anunciar o pagamento de apenas 30% da complementação do Piso Salarial, como se isto fosse um ganho ou uma conquista do Governo do Estado, o que foi rechaçado no próprio palanque, onde Jatene fez o pronunciamento recebendo uma vaia calorosa dos presentes.

Dias atrás o acordo do pagamento integral do Piso Salarial se daria somente depois que o STF publicasse a decisão que obriga todos os Entes da Federação a pagar o Piso, o que não ocorreu.

Outro reivindicação é a inclusão dos funcionários de escola. “Até o presente momento o governo não se posicionou de forma satisfatória. Por isto, chamamos também os funcionários de escola para engrossar e somar-se a esta luta”.

Em todo o Brasil, a campanha pelos 10% PIB já está nas ruas e é tema do XX Congresso Estadual da categoria, que lançará esta campanha no Estado. “Acreditamos que somente com investimento maciço em educação conseguiremos reverter as atrocidades que estão sendo cometidas com as nossas crianças, como a violência sexual, bullying, presenciadas constantemente nas escolas. Lembramos também, que os trabalhadores em educação também são vítimas dessa violência”, afirmou o sindicato.

estou com vontde de trabalhar na minha banca de bombom por favor terminhe com essa greve por favor!

  • palhaçada:em pleno o fim do ano letivo prejudicado somos nós alunos;falam em repor as aulas como? ñ existi isso pouco tempo pra isso ñ teve nem a recuperação da 2 avaliaçao (repor a materia ñ terminarao nem o assunto do 01 semestre!) ass:aluno do mario barbosa. s.medo d/repres…

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *