OPAS/OMS lança livro em inglês e espanhol sobre experiência brasileira de saúde em comunidades

fotoReconhecendo a importância do documento, a Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde no Brasil traduziu a publicação ‘Educação Baseada na Comunidade para as Profissões da Saúde: Aprendendo com a Experiência Brasileira’.

A Educação Baseada na Comunidade (EBC) para as profissões da saúde é uma demanda global, e o Brasil vem mostrando-se sensível, pioneiro e inovador nas ações de aproximação entre a universidade e o sistema de saúde, para além do cenário hospitalar.

Reconhecendo sua importância, a Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil traduziu o livro Educação Baseada na Comunidade para as Profissões da Saúde: Aprendendo com a Experiência Brasileira para o inglês e o espanhol.

O livro interessa a docentes, profissionais e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), além dos representantes de Conselhos Locais e Municipais de Saúde, dada a importância e envolvimento de cada um destes grupos nas discussões e pactuações sobre as atividades de EBC.

O conceito de educação baseada na comunidade no contexto da formação de profissionais da saúde é da segunda metade do século XX, mais precisamente da década de 1970. Desde sua proposição, este tem sido um tema que ganhou importância, já que é um referencial para o desenho de currículos de todos os cursos da área da saúde, constando como recomendação de diretrizes e recomendações para o desenho de currículos em praticamente todo o mundo.

Este livro inova ao trazer relatos de experiências e formas únicas e criativas que foram encontradas para aproximar profissional da saúde em formação daqueles cenários, onde certamente atuarão após o término da graduação.

Fonte: Nações Unidas-Brasil
http://nacoesunidas.org/opasoms-lanca-livro-em-ingles-e-espanhol-sobre-experiencia-brasileira-de-saude-em-comunidades/