O tal do reverso e o caos midiático

A grande chamada sobre o vôo 3054 da TAM feita pelo Jornal Nacional, suposto furo alardeado por William Bonner nesta quinta (19), é uma vergonha. A Rede Globo, autora do “furo” que mostraria suposta falha no reversor de empuxo – ou empuxo reverso -, tem insistentemente chamado pilotos para falar sobre o assunto. Hoje (20), a Ana Maria Braga novamente chamou especialistas que negaram ser este um fator determinante para o acidente. “Posso descer normalmente na pista sem o reverso”, disse um piloto a Ana Maria. Os freios, talvez, mas também condições de pavimento e falha humana. “As coisas permanecem nas mesmas condições”, disse um professor da USP, o outro especialista ouvido.

Basta contrapor com duas edições que poderiam ter sido feitas no JN:
1. Registrar o número de aviões que NÃO caíram e estavam com falha no reverso;
2. Mostrar a página do manual técnico que explica que um reverso com falha não é essencial, como explicam muitos técnicos.

Mas isso acabaria com o “furo”. Venderam a matéria mesmo contra as evidências técnicas.

O jornal Estado de S. Paulo (20/7), por exemplo, comprou a tese, mas a história é a mesma da Globo. Só acrescenta que “outros componentes do avião também podem ter falhado, justificando a curva à esquerda e a dificuldade de levantar vôo novamente – é o caso do freio hidráulico e do freio aerodinâmico na borda das asas”. Mas a reportagem destaca na primeira página que “não há registro de problemas anteriores”.

Parece claro que a pista é pequena, ruim, precária, conforme diversos controladores e pilotos repetem. Mas insistem em fazer anúncios contra evidências. Pior ainda a “matéria” que o Jornal da Globo (19/7) inventou filmando um assessor da presidência fazendo gestos sabe-se lá porque. Interpretou sem qualquer critério como queria, dizendo que o assessor culpava a TAM. A emissora parece trabalhar para aumentar o caos sobre o assunto, que já é grande. (GB)

A Globo (de direita e golpista) nunca respeitou a vontade soberana do povo brasileiro. Por isso, mais uma vez, como sempre fez, vai manipular a verdade.
Aliás, meu carro está com um probleminha no freio da roda dianteira direita, mas isso não significa risco algum. Durante 10 dias, posso utilizar o carro normalmente. O mecânico me garantiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *