Nordeste manda recado: só aceita a Lula como presidente do Brasil

Por Emir Sader

A Caravana do Lula ainda tem uma semana intensa pela frente. Mas nas duas semanas em que percorreu 7 estados do Nordeste, deixa perguntas, recados, esperanças.

A primeira pergunta é, diante do aluvião que ela tem representando, mobilizando cada vez mais gente, nos atos programados e nas concentrações na beira de estrada, quando corre a notícia de que o Lula vai passar, como isso é possível, a que se deve tudo isso? Muita tinta vai correr, tentando explicar, lançando mão da sociologia, da psicanálise, da antropologia, da política, tal a dimensão arrasadora do fenômeno. Tais as cenas emocionantes, que arrancam lágrimas de felicidade de idosos e de jovens, estes sobre os quais Lula desperta o encanto do PT.

Dá para elencar, num primeiro momento, o que Lula representa para todos, o legado do seu governo e a esperança de um futuro melhor. Amor, agradecimento e esperança, como costuma dizer Marcio Macedo, jovem dirigente da nova direção do PT. É preciso nos voltamos sobre isso, para entender em todas suas dimensões uma coisa tão grande como esta. Imensa, pela quantidade de gente que se mobiliza, mas também por ser quem são: o povo do Lula, aquele que teve suas vidas muito melhoradas com o governo do Lula. E por ser o Brasil escondido, censurado pela mídia conservadora. Uma viagem deste porte, mas eles não mandam ninguém para cobrir, nem podem publicar as fotos do Lula no meio da maré de povo, porque desmente tudo o que eles dizem dele, porque revela o seu fracasso em destruir a imagem dele.

Mas dada a realidade irreversível da Caravana, enquanto a mídia continua brigando com a realidade e vivendo da ficção do filme de propaganda da Lava Jato, o nordeste manda um recado politico para todo o Brasil: pela manifestação apaixonada da esmagadora maioria do seu povo, não aceita outro presidente do Brasil que não seja o Lula.

Enquanto o governo golpista quer construir uma democracia sem povo, um Estado sem patrimônio e uma nação sem soberania, o povo do nordeste reivindica o direito de eleger o seu presidente e tem em Lula o depositário de todas as suas esperanças.

O país não será o mesmo depois da Caravana. Por mais que se soubesse do apoio que o Lula tem no nordeste, não há quem não se surpreenda com o tamanho e a forma da manifestação desse apoio. Uma região importante do Brasil, aquela que foi a maior responsável pelas quatro vitorias eleitorais do PT, reafirma, e de maneira ainda mais maciça e enfática, que está cada vez mais disposta a definir quem vai presidir o Brasil. E escolheu o seu mais ilustre conterrâneo para voltar a ser presidente.

Como se comportará o país diante disso? Como reagirá o sistema politico? E a mídia conservadora? Como se poderia governar o Brasil contra o nordeste, uma região em que 8 dos 9 governadores estão com o Lula, em que a maioria esmagadora da população está com o Lula?

Em 2005, quando a direita ameaçou Lula com impeachment, ele convocou os movimentos populares para defender o seu governo e bastou para que a direita recuasse. Passaram a dizer que iam sangra o seu governo, até derrota-lo em 2006.

Não deu certo, os efeitos das politicas sociais do governo já tinham produzido uma nova maioria no pais, a favor do Lula. E o nordeste já passou a ser decisivo, por ser a reunião historicamente mais esquecida e passou a ser a que mais melhorou suas condições de vida.

Agora o Lula apela de novo para os movimentos populares e começa suas caravanas pelo nordeste. E tem a mais extraordinária resposta que um líder politico poderia ter. O reconhecimento e a disposição de luta de milhões e milhões de pessoas, que compõem uma vontade de toda a região de que ele volte a ser presidente do Brasil.

Mesmo fingindo que não existe tudo o que está acontecendo no nordeste, a direita, pelos seus dirigentes e pela sua mídia, está registrando tudo, reagindo, mediante seu silencio ensurdecedor, ao demonstrar seu desconcerto. Mas o Brasil não será o mesmo depois deste Caravana, que aponta para outras, já contando com os ecos formidáveis desta primeira.

Fonte: Brasil 247
https://www.brasil247.com/pt/blog/emirsader/314605/Nordeste-manda-recado-s%C3%B3-aceita-a-Lula-como-presidente-do-Brasil.htm

Share

Comentários

comentários