No ar a WebTV da UFRJ

Dia 2 de maio a UFRJ inaugurou mais um canal de divulgação de notícias, debates e pesquisas acadêmicas desenvolvidas pela instituição: a WEBTV da UFRJ. O projeto, idealizado e produzido pela Divisão de Audiovisuais e Multimídias da Coordenadoria de Comunicação (CoordCOM) com o apoio do Núcleo de Computação Eletrônica (NCE), pretende aliar informação, entretenimento e agilidade, experimentando, no meio digital, novas linguagens e formatos televisivos.

A TV online, disponível no link www.webtv.ufrj.br, terá uma grade de programação, dividida em 9 faixas temáticas, que, além de debater questões pertinentes à atualidade, funcionará também como difusora do conhecimento científico. O canal de WEBTV universitário trará ainda transmissões ao vivo de eventos e uma revista eletrônica semanal, com duração de 12 minutos e com linguagem e dinâmica apropriadas para a Internet.

Na Escola de Comunicação (ECO), que veicula os vídeos produzidos pelos estudantes no ECOMostra, exposição dos projetos experimentais de fim de curso, e no TJ.UFRJ, telejornal sediado na Internet, o setor de Extensão busca auxiliar na divulgação dos eventos. Questões relacionadas à estrutura e a recursos impedem uma promoção mais ampla do material: “É preciso que a universidade disponibilize o máximo de material de todos os tipos. É um modo essencial de democratizar conhecimento e arte. Do ponto de vista do audiovisual, é preciso que o material produzido seja disponibilizado o mais amplamente possível – são linguagens, temáticas e propostas que fogem em grande parte do padrão homogeneizante da grande mídia e não encontram muitos outros espaços de divulgação. Por isso, um canal de divulgação a mais, como a WEBTV, é sempre bem vindo”, enfatiza Fernando Fragozo, vice-diretor da unidade.