Mudança de paradigmas

marceloDia cheio de calor humano, apesar do frio. O fórum sobre Novos Paradigmas me confirma que para mudarmos de rumo na sociedade, é preciso mudar o próprio coração, a própria visão.

Ficou claro que o Desenvolvimento, com ou sem adjetivos, justo ou sustentável ou seja lá o nome que derem não trouxe ao mundo nenhuma melhora de vida nem a toda sociedade como um todo (beneficiou as elites) e nem ao planeta. Como podemos achar que é uma melhoria se em 40 anos, a concentração de renda e de riqueza triplicou e a desigualdade social também.

Se juntássemos todo o dinheiro que existe no Brasil e distribuísse pelo número atual de brasileiros, cada cidadão brasileiro ganharia 9.000 reais por mês… Todos. Ao contrário, a desigualdade social triplicou… No mundo 40 pessoas têm uma riqueza equivalente a todos os países da África e 62 pessoas particulares (não falamos de empresas) têm uma riqueza igual à metade da humanidade.

Como falar em futuro? E o pior hoje é que há tempos que parece que a própria esquerda desistiu de transformar o mundo. Os que são de direita se mantêm fieis ao que sempre foram. São os de esquerda que mudam e se aliam a quem hoje os maltrata e trai…

É preciso mudar tudo… Amanhã falarei do paradigma do bem viver e de como o jeito de vivê-lo é uma espiritualidade laical, que pode ser não religiosa, mas profundamente afetuosa e de cuidado uns com os outros e com a natureza.

(13-06-16)