Campanha Saúde + Dez

Na reunião nacional do Movimento das Comunidades Populares-MCP, que ocorreu em Feira de Santana (BA), de 13 a 19 de janeiro de 2013, foram discutidos vários assuntos, entre eles o Setor Social.

Na Coluna da Saúde, além das propostas que já estão no PNLA (Plano Nacional de Lutas e Atividades), foi aprovada a nossa participação na Campanha Saúde + Dez.

A Campanha Saúde + Dez pretende coletar a assinatura de 1,5 milhões de brasileiros, em pelo menos cinco estados, para endossar um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que obrigue o governo federal a destinar 10% de suas receitas brutas ao Sistema Único de Saúde (SUS). O valor representa algo em torno de R$ 33,5 bilhões a mais no orçamento do Ministério da Saúde.

A Campanha é puxada pelo Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública; conta com a participação de mais de 60 entidades da sociedade civil e já havia arrecado mais de 800 mil assinaturas até fevereiro de 2013.

Como participar?

Não devemos apenas recolher as assinaturas do pessoal, mas discutir sobre os problemas de saúde que sofremos em nossas áreas, além de ser uma forma de nos aproximarmos dos Postos e Conselhos de Saúde locais.

A discussão pode ser feita em todos os Grupos e Colunas da Comunidade, e não apenas nos Grupos de Saúde. Assim, mais gente poderá entender e ajudar no encaminhamento da Campanha. Podemos usar cartazes, teatro, músicas, ou seja, todos os instrumentos que facilitem a compreensão da proposta.

As assinaturas devem ser coletadas no formulário já enviado às bases. Quem estiver recolhendo as assinaturas, deve ajudar as pessoas a preencher os dados, inclusive escrevendo. O que deve ser obrigatoriamente preenchido pela pessoa é sua assinatura ou impressão digital. O número do título de eleitor pode ser pesquisado na internet, caso a pessoa não saiba.

Os formulários preenchidos devem ser enviados para a Sede Nacional do MCP até final de março, pois a entrega das assinaturas no Congresso Nacional será dia 10 de abril, antecipado por um Ato em Defesa da Saúde Pública na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

O prazo para entregar as assinaturas foi curto, mas não significa que devemos parar a discussão por aí. A saúde é um problema constante e desta mobilização podem surgir outros resultados como a organização dos grupos de Saúde Comunitária e a nossa participação nos Postos e Conselhos de Saúde locais.

VAMOS LUTAR
PARA A SAÚDE MELHORAR !

Formulário para colher assinaturas:

https://docs.google.com/file/d/0B4KS2GvQoLgHOVVOUkU4Z0RVaUU/edit?usp=sharing

Enviar os formulários preenchidos para: ANACOP/MCP – Rua Medeiros Neto, 295 – Sítio Matias – Tomba – Feira de Santana – Bahia – CEP: 44091-004

A postagem pelo correio deverá ser até dia 2 de abril, levando em conta a demora dos Correios, para garantir a chegada com tempo da Comissão anexar ao pacote que levará a Brasília. Qualquer dúvida, comuniquem por e-mail [email protected] ou pelos tels. 0XX-75-36224384 (fixo) / 041-75-92348688(tim).