Milhares de migrantes são resgatados no Mar Mediterrâneo em um único dia

Cerca de 3 mil migrantes foram resgatados tentando atravessar o Mar Mediterrâneo na última quinta-feira (18). De acordo com o porta-voz da Organização Internacional para as Migrações das Nações Unidas (OIM), Joel Millman, pelo menos doze operações de resgate estavam em curso na área durante o dia. Foi relatado ainda o resgate de cerca de 500 pessoas na costa da Líbia na mesma data.

Enquanto ainda era desconhecido o número exato de envolvidos no acidente, o escritório da OIM na Líbia relatou que os restos mortais de seis migrantes foram encontrados nos últimos quatro dias em diferentes pontos da costa.

Segundo Millman, é possível que alguns sejam de um naufrágio anterior ou de novos destroços, informação que a OIM ainda está tentando determinar.

Além disso, ele destacou a diminuição do número de pessoas cruzando a Grécia nos primeiros quatro meses deste ano: “Cerca de 6 mil pessoas atravessaram a Grécia em 2017, sendo 5.200 até o fim do mês de abril, um número inferior em relação aos anos de 2015 e 2016. Desses 6 mil, metade da Síria e do Iraque. Seguido desses dois países estão República Democrática do Congo, Argélia, Kuwait, e Camarões, número maior que Afeganistão e Irã, países de origem de muitos migrantes no passado”.

Para o porta-voz, é surpreendente que tantas outras nacionalidades também acessem o território turco para fazer a viagem à Grécia, incluindo haitianos e dominicanos. “Observando isso, indaga-se a que nível a Turquia costuma ser uma válvula de escape para os conflitos do Iraque e da Síria”, afirma Millman. (23-05-2017)

Fonte: Nações Unidas
https://nacoesunidas.org/milhares-de-migrantes-sao-resgatados-no-mar-mediterraneo-em-um-unico-dia/

Share

Comentários

comentários