Media: Comunicação do Papa «diminui distâncias e favorece o diálogo»

“A comunicação na Igreja na perspetiva do Papa Francisco” foi tema de debate numa iniciativa relacionada com os media em Joinville, no Brasil, promovida pela Conferência Episcopal daquele país.

De acordo com a Rádio Vaticano, o monsenhor Dario Viganó, prefeito da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé, foi quem abriu a 10.ª edição do Muticom, que decorre até ao próximo domingo, e destacou “a capacidade de Francisco em redefinir códigos e formas de comunicação”, tendo em vista a maior proximidade com as pessoas e com as situações.

Por exemplo recorrendo, “com criatividade” e “de modo nada convencional”, a “histórias curiosas, a parábolas e metáforas”.

Desta forma, realça aquele responsável, a comunicação do Papa argentino consegue “diminuir distâncias e favorecer o diálogo”.

“A linguagem de Francisco não pára naquela exigência de sentir e na voz do destinatário da mensagem, mas implica a capacidade de ouvir: a escuta é uma atividade muito mais desafiadora que consiste em aprofundar a relação com o outro”, aponta o monsenhor Dario Viganó.

Neste contexto, o prefeito da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé abordou também a reforma que está a acontecer na estrutura de comunicação do Vaticano.

Uma reforma que visa também corresponder ao “contexto digital” que marca a sociedade atual e que “modifica as práticas e dinâmicas de todos os âmbitos da nossa vida, da social à política e até à religiosa”, salientou.

O Muticom é um projeto criado pela Conferência Episcopal Brasileira para apoiar os profissionais da comunicação a fazerem um bom uso das novas tecnologias, incentivar o sentido crítico perante a era digital e potenciar os media enquanto ferramenta para o progresso da humanidade.

Está a decorrer até ao próximo domingo, dia 20 de agosto, na Expoville, no município de Joinville, estado de Santa Catarina, no sul do Brasil.

Fonte: Agência Ecclesia
http://www.agencia.ecclesia.pt/noticias/internacional/media-comunicacao-do-papa-diminui-distancias-e-favorece-o-dialogo-mons-dario-vigano/

Share

Comentários

comentários