Lula Livre ganha esfera internacional

Paulo Moreira Leite

O programa Boa Noite 247 desta terça-feira (15) destacou as movimentações internacionais de protestos contra o juiz Sérgio Moro e posicionamentos políticos que denunciam a prisão arbitrária do ex-presidente Lula. 

Lideranças políticas da União Europeia escreveram uma carta em defesa da liberdade de Lula, além de criticarem o golpe de Estado que derrubou a presidenta Dilma Rousseff.

O jornalista Paulo Moreira Leite afirma que a carta é muito relevante. “O movimento em defesa de Lula atinge uma esfera internacional, todas essas ações demonstram o reconhecimento e respeito a figura do ex-presidente”, destaca.

O jornalista Alex Solnik considera que a pressão internacional é fundamental, pois não é partidária. “Legitima ainda mais o processo de denuncia contra o absurdo que Lula está sendo vítima. A questão no momento é, como Lula sairá da prisão? As saídas jurídicas se esgotam, os recursos legais chegam ao limite”, observa.

Em recente declaração, o candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) disse que, caso eleito, não daria indulto ao Lula, pois o ex-presidente não foi condenado para requerer tal medida.

Paulo Moreira Leite condena a afirmação. “Ciro Gomes tem um comportamento que não é leal a Lula, ou você sinaliza que o ex-presidente está sendo vitima de um absurdo ou não, dizer isso e não querer se comprometer com uma causa”, analisa.

Protesto contra Sérgio Moro

O juiz de primeira instância Sérgio Moro foi vitima de protesto nos Estados Unidos enquanto recebia o prêmio de Pessoa do Ano da Câmara de Comércio Brasil-EUA.

Alex Solink questiona o sentido da premiação. “Ele está sendo condecorado pela Câmera de Comercio Americano, qual é sua relação com essa entidade? Deveria ser um empresário ao invés de um juiz”, questiona.

Paulo Moreira Leite condena a premiação. “Muito esquisito um juiz receber prêmio de um órgão coordenado por lobistas, por qual benefício ele está sendo condecorado?”, indaga.

Fonte: Brasil 247

https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/355049/PML-Lula-livre-ganha-esfera-internacional.htm

Comentários

comentários