Globalização é tema de festival audiovisual inédito no RJ

Com sessões de filmes seguidas de debates, o Festival globale Rio 2011 apresenta olhares críticos sobre a globalização.

O que é globalização? Como estamos inseridos nela? Com a proposta de esclarecer estas e outras questões, o Festival globale Rio 2011 estreia na região metropolitana carioca. Além de filmes, que serão exibidos gratuitamente ou a preços populares, os espectadores também terão a oportunidade de participar de debates relacionados aos temas exibidos na telona.

O evento será realizado entre os dias 18 e 26 de novembro de 2011, com exibições nos seguintes locais: Centro Cultura Justiça Federal (Centro), Cinema Nosso (Lapa), Ponto Cine (Guadalupe Shopping), Lona Cultural (São João de Meriti), Biblioteca Parque (Manguinhos), Espaço Troque uma Arma por um Pincel (Rocinha) e Loja da Roça (Complexo da Maré).

Breve histórico

Nascido em Berlim (Alemanha) em 2003, o globale visa a multiplicação de suas sedes, de modo a formar uma grande rede. Assim, o festival chegou em Leipzig, Mittelhessen (ambas também na Alemanha), passando por Montevidéu (Uruguai) e Varsózia (Polônia). Em 2011 o evento chegou até Bogotá (Colômbia) e finalmente, no Rio de Janeiro.

Eixos Temáticos e objetivos

Produzido por um coletivo heterogêneo, o Festival globale Rio 2011 terá uma programação composta por debates, uma performance ao ar livre, e claro, exibições de filmes referentes aos 5 eixos temáticos, que orientarão os debates.

São eles:

  • Ações Midiáticas Contra Hegemônicas;
  • Cidade Global;
  • Muros e Furos;
  • Territorialidades, Meio Ambiente e Conflito;
  • Terrorismo Poético.

(Todos os eixos serão detalhados em nota à imprensa)

Com o objetivo de mostrar aspectos da realidade que geralmente são ignorados ou distorcidos pelos meios de comunicação hegemônicos, o globale Rio 2011 pretende gerar espaços de intercâmbio e reflexões críticas sobre os processos de globalização, de modo a identificar seus impactos em todo o Mundo.

Imprensa
Para destacar ainda mais a primeira edição no Brasil, contamos com o apoio dos canais de comunicação no sentido de promover este importante diálogo com a sociedade. Convidamos todos os jornalistas interessados em produzir pautas sobre o Festival globale Rio 2011 a participarem da cobertura jornalística do evento.

Enviaremos ao longo da semana, outros releases informando detalhes sobre a programação, os filmes em destaque, a composição das mesas de debates, assim como o convite para a cabine de imprensa.

Mais informações à imprensa:
Raphael Dias Nunes – (21) 9387-4472 ([email protected])
Pedro Cruz – (21) 9312-8747 ([email protected])
http://festivalglobalerio.blogspot.com
Twitter: @globalerio
Página Facebook: Festival globale Rio