Gente que mexe com a gente!

papaEmpolgaram-me – e não só a mim, tenho certeza!- dois excelentes vídeos que compartilho e recomendo vivamente.

1. Irmã Genoveva, uma vida a serviço do Reino de Deus e Sua justiça!

Como é simples viver o Evangelho, quando acolhido como dom! E como nós complicamos a vida cristã, inflacionando-a de doutrina, de preceitos, engessando o bom viver, na simplicidade e na entrega ao serviço da vida plena. Eis o que, também, podemos recolher da vida da “Irmãzinha”, como preferiam chamá-la carinhosamente os os Tapirapé!

2. Juventudes e Espiritualidade Libertadora

Ao ver, emocianado, esses dois documentários, fiquei a pensar na importância da formação contínua, na perspectiva dos valores do Reino de Deus. O que andamos fazendo, nesse sentido, em relação à nossa própria formação contínua, no incessante processo de humanização, e especialmente, em relação aos nossos jovens do meio popular? Como articular esses momentos fortes de formação com o necessário acompanhamento do cotidiano formativo dessa moçada (e de outros jovens), um pouco à maneira como atuam as Escolas de Formação Missionária (no Piauí – Esperantina; na Bahia – Juazeiro e Barra; na Paraíba – Mogeiro; em Pernambuco – Floresta e Nazaré da Mata).

Sem priorizarmos o processo formativo, numa perspectiva libertadora, dificilmente a abençoada proposta programática que o Papa Francisco nos apresenta em sua Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium” prosperará.