Frente Brasil Popular se reúne em São Paulo para avançar na guerra ao golpe, nesta segunda (20)

São Paulo29/03/2016 Ato pela Democracia na FFLCH na USP . Foto Paulo Pinto/Agencia PT

São Paulo29/03/2016 Ato pela Democracia na FFLCH na USP . Foto Paulo Pinto/Agencia PT

Por Marcos Aurélio Ruy

O Coletivo Nacional da Frente Brasil Popular (FBP) se reúne nesta segunda-feira (20), em São Paulo, para analisar a conjuntura política, com a provável presença do presidenciável do PDT, Ciro Gomes e da filósofa Marilena Chauí.

Além do debate, a FBP decidirá o calendário de lutas e a preparação de sua Conferência Nacional.

“A frente tem atuado com firmeza para a união da classe trabalhadora com os movimentos sociais e partidos políticos democráticos para barrar o golpe da elite, aliada dos interesses estrangeiros no país”, diz Carlos Rogério Nunes, secretário de Políticas Sociais da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

Ele explica que essa reunião é importante para que as mobilizações do novo calendário de lutas consigam abranger ainda mais setores da sociedade com o objetivo de “denunciar os prejuízos à nação com os projetos do governo golpista, diametralmente opostos aos interesses da maioria da população e do país”.

Além dos temas já citados, os organizadores da FBP discutirão ainda a forma de preparar a greve geral e da marcha massiva programada para o dia 5 de agosto, na abertura da Olimpíada 2016, no centro do Rio de Janeiro.

A pauta contém também o encaminhamento da preparação da Conferência Nacional da frente, programada para novembro. “Cada vez mais as forças democráticas entendem a necessidade de unir forças para vencer as ideias conservadoras veiculadas pela mídia golpista, que prega o pensamento único”, acentua.

Além de ficar “patente a necessidade de ampliação dos horizontes culturais, aumentando assim o conhecimento da realidade”, diz Rogério. “Dessa forma poderemos intervir melhor e combater o neoliberalismo e o imperialismo com mais qualidade”.

Para os organizadores da FBP, os últimos acontecimentos derrubaram a máscara do golpe, que tem a incumbência de acabar com a Operação Lava Jato e liquidar com os direitos sociais e trabalhistas conquistados nos últimos anos.

“A Frente Brasil Popular tem o papel de aglutinar as forças que defendem um projeto de desenvolvimento voltado para os interesses da classe trabalhadora e que vise o permanente combate à desigualdade e às discriminações”, finaliza.

Serviço:

O que: Reunião Coletivo Nacional Frente Brasil Popular
Quando: Segunda-feira (20), das 9h às 17h
Onde: São Paulo, no Colégio Pio XI (Rua Pio XI, 1100 – Alto da Lapa)

Fonte: Portal CTB
http://portalctb.org.br/site/noticias/brasil/29463-frente-brasil-popular-se-reune-em-sao-paulo-para-avancar-na-guerra-ao-golpe-nesta-segunda-20