Europa: o ressurgimento nacionalista; Segurança na Síria

(Com BBC)

Os finlandeses “eurocéticos” e anti-imigração (“True Finns”) fizeram quase um quinto dos votos na eleição geral da Finlândia, refletindo uma tendência em todos os países nórdicos e da Europa Ocidental.

A expressão “ascensão da extrema-direita” tem sido usada – embora em cada país, os interessados tenham características próprias e não necessariamente se encaixem na descrição convencional de “extrema-direita”.

Europa: o ressurgimento nacionalista. Imagem: BBC.

A BBC fez uma página especial sobre os resultados eleitorais – e a influência política – de alguns dos mais bem sucedidos partidos nacionalistas/anti-imigração na Europa. Acesse clicando aqui.

* * *
SÍRIA
. Nasser Weddady é da HAMSA, uma organização não governamental que apoia pessoas em campanha por liberdades civis no Oriente Médio. Ele falou à Al Jazeera sobre o aparato de segurança na Síria.

Ele vive atualmente nos EUA, mas cresceu na Síria. Diz: “Você não sabe exatamente a quem temer e o resultado é que você tem que estar atento a qualquer coisa que disser, mesmo na frente de seus próprios familiares, porque há um risco de que alguém escreva um relatório.”

O vídeo abaixo:

A cobertura completa aqui.