Estudo revela consumo de bebidas alcoólicas cada vez mais cedo

O 1º Levantamento Nacional sobre os Padrões de Consumo de Álcool na População Brasileira foi divulgado ontem, 22, em Brasília, pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad). A pesquisa entrevistou adolescentes com idade entre 14 e 17 anos e constatou que o consumo de bebida alcoólica começa, em média, aos 13 anos e nove meses. Entre jovens de 18 a 24 anos, o início foi aos 15 anos e três meses. De acordo com o levantamento, 16% dos adolescentes entre 14 e 17 anos já consumiram bebidas alcoólicas em excesso.

O estudo mostra ainda que 21% da população masculina nessa faixa etária bebeu de forma abusiva em 2006. Entre as meninas, a proporção foi de 11%, mas o índice não deixa de ser alarmante. O estudo, que é inédito no país, foi encomendado para direcionar ações setoriais dentro da Política Nacional sobre Álcool, já assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A pesquisa foi realizada entre novembro de 2005 e abril de 2006 e, durante este período, 3.007 entrevistas foram feitas.

O consumo, além de precoce, é permitido em grande parte, pelos pais, conforme relata o Subsecretário de Estado Antidrogas, Clovis Benevides. Segundo ele, em uma pesquisa semelhante realizada em Belo Horizonte, em 2003, pela secretaria com 300 adolescentes, mostrou que 48% deles afirmam beber em casa e na companhia de familiares. (Com informações dos jornais Hoje em Dia e O Tempo)