Estudantes convocam novos protestos em defesa da educação para o dia 30 de maio

O sucesso da Greve Nacional da Educação fez com que três entidades de representação estudantil convocassem o Segundo Dia Nacional em Defesa da Educação, que será realizado em 30 de maio.

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) fizeram uma convocatória conjunta durante as manifestações de rua no 15M.

Segundo apuração da Confederação Nacional de Trabalhadores da Educação (CNTE), mais de um milhão de pessoas participaram das manifestações. Conforme levantamento do Brasil de Fato na imprensa e nas redes sociais, houve manifestações em mais de 200 municípios de todos os estados brasileiros. Em João Pessoa, cerca de 40 mil e no restante da Paraíba, foram mais de 10 mil.

O levante dos estudantes é uma resposta aos cortes de orçamento em todos os níveis da educação, anunciados no último dia 30 de abril por Abraham Weintraub, ministro da Educação. Nas universidades e institutos federais, o governo bloqueará 30% do orçamento previsto para pagamento de dívidas não obrigatórias, como trabalhadores terceirizados, obras, compra de equipamentos, água, luz e internet.

Edição: Cida Alves

Fonte: Brasil de Fato

https://www.brasildefato.com.br/2019/05/20/estudantes-convocam-novos-protestos-em-defesa-da-educacao-para-o-dia-30-de-maio/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *