Escritor de Moçambique é destaque do programa Roda Viva desta segunda (14/1)

O programa Roda Viva, da TV Cultura, reapresenta durante todo o mês de janeiro uma série especial de entrevistas com escritores que participaram da Flip – a Festa Literária Internacional de Paraty -, realizada em julho de 2007. Entre os convidados, Guillermo Arriaga (México), Mia Couto (Moçambique), Amós Oz (Israel), Nadine Gordimer (África do Sul) e os jornalistas Robert Fisk (Inglaterra) e Lawrence Wright (Estados Unidos).

O segundo programa dessa série traz uma entrevista com Mia Couto. O escritor moçambicano, cuja prosa dá tratamento literário à oralidade, aos falares populares – traço comum a Guimarães Rosa, de quem Couto reconhece a influência. Sua obra é um esforço de construção da identidade de um povo marcado pela longa guerra contra a colonização portuguesa.

Participam como convidados entrevistadores: Ivan Marques, diretor do programa Entrelinhas, da TV Cultura; Miguel Gullander, escritor; Josélia Aguiar, editora da revista EntreLivros; Paulo Lins, escritor e roteirista; Norma Couri, correspondente da revista portuguesa Visão; e Manya Millen, editora do caderno Prosa & Verso do jorna O Globo. Apresentação: Paulo Markun. Info adicional em www.tvcultura.com.br/rodaviva