Escola Nacional de Ciências Estatísticas abrirá inscrições para o mestrado

A partir de 20 de agosto, a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) abrirá inscrições gratuitas para o mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais. Os interessados poderão se inscrever até 19 de setembro. A ENCE é uma instituição federal de ensino superior com excelência comprovada, vinculada ao IBGE. Isso permite um intercâmbio com os profissionais envolvidos nas diversas pesquisas do instituto, proporcionando uma formação teórica sólida respaldada na prática profissional.

Há sistema de bolsas de estudo oferecidas pela CAPES ou pelo IBGE. O beneficio é concedido a todos os alunos que se dedicarem em tempo integral, sem vínculo empregatício. O curso insere-se na área de Ciências Sociais Aplicadas da CAPES, dentro da área específica de Demografia/Planejamento urbano e regional, com nota 4 no sistema de avaliação da instituição (numa escala de 1 a 5).

O mestrado da ENCE atrai profissionais de diversas áreas de atuação como Economia, Sociologia, Turismo, Estatística e Geografia, entre outros. Há quatro linhas de pesquisa: Dinâmica Populacional, Condições de Vida e Políticas Públicas; Metodologia Estatística para Censos, Pesquisas Amostrais e Registros Administrativos; Sistemas de Informação Estatística e Geográfica; e Sociedade, Economia e Território no Brasil Contemporâneo.

É exigida dedicação integral de pelo menos oito horas por dia para aulas, leituras e trabalhos escolares. O processo de seleção é composto por três fases com caráter eliminatório. As provas acontecem em 1º de outubro, com teste de inglês pela manhã. À tarde, haverá a avaliação de conhecimentos gerais dos candidatos com provas de interpretação de texto, redação e conhecimentos básicos de matemática em nível de ensino médio. Na terceira e última fase, faz-se análise e avaliação da documentação, além de entrevista oral.

Os documentos necessários são: ficha de inscrição (disponível na página da ENCE); currículo resumido (máximo de cinco páginas ou, preferencialmente, Currículo Lattes); certificado de conclusão e histórico escolar da graduação ou pós-graduação; apresentação da candidatura (texto elaborado pelo candidato sobre o significado do mestrado em sua trajetória educacional e profissional e as razões que o levaram ao curso de no máximo três páginas de 30 linhas, fonte Arial 12 pt, espaço 1,5) e pré-projeto de pesquisa/dissertação com o tema de interesse para desenvolvimento dentro das linhas de pesquisa do programa de mestrado (deve constar título, objetivos, justificativa, metodologia, fonte de dados, resultados esperados e bibliografia em texto de quatro ou seis páginas com 30 linhas, fonte Arial 12 pt, espaço 1,5).

As inscrições podem ser feitas por correio e na secretaria acadêmica da ENCE, localizada rua André Cavalcanti, 106 sala 105, Santa Teresa, no Rio. Mais informações pelos telefones (21) 2142-4691 e 2142-4696, pelo email cpgence@ibge.gov.br e pelo endereço eletrônico http://www.ence.ibge.gov.br/pos_graduacao/mestrado

_______________________________________
Lembre-se que você tem quatro opções de participação: (I) Um email de cada vez; (II) Resumo diário; (III) Email de compilação; (IV) Sem emails (acesso apenas online). Para cancelar, responda solicitando. [www.consciencia.net/agencia]

Share

Comentários

comentários